Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo aeroporto em Santarém? "Tem de estar em proximidade de Lisboa", diz Moedas

27 set, 2022 - 12:14 • Lusa

"Não estou a medir quilómetros, estou a medir proximidade e essa proximidade é extremamente importante para o turismo em Lisboa”, destaca autarca da capital.

A+ / A-

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, defendeu esta terça-feira que o novo aeroporto internacional de Lisboa tem de estar próximo da cidade, por ser um fator “extremamente importante” para o turismo.

“O aeroporto de Lisboa é aeroporto internacional de Lisboa e, portanto, o aeroporto tem de estar em proximidade de Lisboa. […] Não estou a medir quilómetros, estou a medir proximidade e essa proximidade é extremamente importante para o turismo em Lisboa”, pediu Carlos Moedas, na abertura da 6.ª Cimeira do Turismo, no auditório da Fundação Champalimaud, ao primeiro-ministro, António Costa, que estava a ouvir na audiência.

Congratulando-se pelo acordo alcançado pelo Governo com o PSD para uma decisão final sobre a localização do aeroporto, Carlos Moedas pediu também a António Costa rapidez na decisão.

“Os lisboetas querem rapidez, os que aqui estão, Francisco Calheiros [presidente da Confederação do Turismo de Portugal], querem rapidez, nós precisamos de uma decisão em 2023, não podemos esperar mais tempo”, sublinhou o presidente da Câmara.

Segundo Carlos Moedas, o primeiro-ministro garantiu que o autarca terá um lugar na mesa das decisões sobre o novo aeroporto. “Sei que vou ter um lugar à mesa”, assegurou Moedas.

O presidente da Câmara de Lisboa aproveitou o momento para pedir aos empresários do turismo, a quem agradeceu o que fazem por Lisboa, que o crescimento do setor tenha em consideração os lisboetas.

“O turismo só pode crescer se for para os lisboetas, se for para servir também a cidade e é isso que nós precisamos de fazer, essa ligação cada vez maior”, defendeu.

Carlos Moedas lembrou que o turismo é responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Lisboa e por 15% do emprego.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    13 out, 2022 Lisboa 19:27
    Santarém seria bom para o desenvolvimento da Região Centro do país, para além de ser perto de Lisboa, assim como permitia ligação mais rápida para a Região Norte onde se concentra o grosso da indústria e os polos demográficos de maior relevo, o turismo é importante mas o país não pode viver exclusivamente de turismo por isso somos um país pobre e sem visão, temos que ir mais além, para além de desfocar na Região de Lisboa a pressão imobiliária que é uma vergonha, qualquer dia não há um português genuino a viver na cidade de Lisboa, as casas estão a um preço exorbitante mesmo podres a cair e alguém com responsabilidades neste país nada faz para mudar isto, a mudança do Aeroporto para fora de Lisboa poderia ajudar acabar com este disparate......!
  • Como as coisas são
    27 set, 2022 Lisboa 11:59
    Um País que nada tem, nem Agricultura, nem Pescas, nem industria, está dependente do Turismo e da "espinha dobrada e toalhinha no braço" para sobreviver. Depois querem que a "geração jovem, mais qualificada de sempre" que está no Estrangeiro a ganhar o que nunca ganharia aqui, regresse. Para lhes porem a "toalhinha no braço" e mandarem-nos servir à mesa, a salário mínimo

Destaques V+