Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudo

Marisco desperdiçado pode alimentar baterias de carros no futuro

02 set, 2022 - 16:41 • Pedro Valente Lima

A quitosana, substância encontrada no exosqueleto de animais crustáceos, como o caranguejo, revela-se capaz de fornecer uma alternativa orgânica aos atuais eletrólitos tóxicos das baterias de ião lítio.

A+ / A-

Um estudo da universidades de Maryland e Houston descobriu uma nova forma de produzir baterias mais sustentáveis à base de... crustáceos. A quitosana, obtida a partir das carapaças de caranguejos, camarões e lagostas, será capaz de substituir os atuais eletrólitos corrosivos das baterias.

No advento das alternativas ecológicas, como a energia solar, a energia eólica ou os veículos elétricos, a procura de baterias tem aumentado. Contudo, mantêm-se os problemas com o seu fim de vida e os químicos tóxicos que pode libertar, como o chumbo e o lítio, capazes de afetar os solos e os cursos de água.

"Por exemplo, os separadores de polipropileno e policarbonato, que são amplamente usados em baterias de ião lítio, demoram centenas ou milhares de anos a degradarem-se e aumentam o prejuízo ambiental", explica Liangbing Hu, diretor do Centro de Inovação Material da Universidade de Maryland.

À procura de soluções para o problema, a investigação, publicada esta semana, descobriu uma maneira de substituir os eletrólitos corrosivos presentes nas baterias atuais por uma nova componente: um eletrólito de gel obtido a partir da quitosana.

Por sua vez, esta substância pode ser facilmente encontrada nas "paredes celulares de fungos, nos exosqueletos de crustáceos e no gladius das lulas". "A fonte mais abundante de quitosana são os exosqueletos dos crustáceos, incluindo caranguejos, camarões e lagostas, que podem ser facilmente obtidos a partir do desperdício de marisco", salienta Liangbing Hu.

De acordo com o artigo publicado, estas novas baterias são altamente eficientes e capazes de armazenar a energia das turbinas eólicas ou dos painéis solares. Por outro lado, sendo de origem animal, a quitosana é biodegradável, tratando-se de uma questão de cinco meses até desaparecer.

Este tipo de baterias apenas libertaria zinco, que poderá ser reciclado ou reaproveitado. "O eletrólito de quitosana não só demonstra uma excelente performance nas baterias, mas também liberta substâncias para o ambiente de uma forma natural", conclui o estudo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+