Tempo
|
A+ / A-

Dívida pública recua para 126,7% do PIB

01 ago, 2022 - 14:09 • Lusa

Em junho de 2022, a dívida pública totalizava 280 milhões de euros.

A+ / A-

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, diminuiu para 126,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, menos 0,3 pontos percentuais face ao final do trimestre anterior, avançou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Em junho de 2022, a dívida pública totalizava 280.562 milhões de euros, mais 209 milhões de euros do que em maio.

"Este acréscimo refletiu, essencialmente, as emissões de títulos de dívida", que superaram as amortizações em cerca de 500 milhões de euros, explica a nota de informação estatística de junho de 2022, hoje publicada no portal do Banco de Portugal.

De acordo com o BdP, os depósitos das administrações públicas aumentaram cerca de 2.400 milhões de euros, pelo que, deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu perto de 2.200 milhões de euros, para 252.487 milhões de euros.

A próxima atualização das estatísticas da dívida pública do Banco de Portugal será divulgada em 1 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+