Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cabaz alimentar em Portugal disparou acima da média da Zona Euro

22 jun, 2022 - 08:10 • Redação

Subiu de 3,3% para 10,9% em maio, sendo o valor mais elevado de sempre.

A+ / A-

Portugal é o terceiro país da Zona Euro onde o preço dos alimentos mais cresceu. O cabaz subiu de 3,3% para 10,9% em maio, sendo o valor mais elevado de sempre e a terceira maior subida na Zona Euro.

Escreve o "Jornal de Negócios" que o preço do cabaz de produtos alimentares subiu pela primeira vez dois dígitos.

Embora o Banco Central Europeu (BCE) admita que a inflação “modere no médio prazo”, alerta que, até lá, os produtos deverão continuar a ficar mais caros.

Segundo o Eurostat, os preços dos produtos alimentares, álcool e tabaco registaram um crescimento homólogo no mês de maio de 7,5% na Zona Euro, o que representa uma subida de quatro pontos percentuais face a janeiro.

Em Portugal, um dos 11 países da moeda única com variações acima da média, a aceleração desde janeiro foi de 7,6 pontos percentuais. Pior só a Lituânia e a Letónia, que tiveram aumentos de 9,5 e 7,9 pontos percentuais, respetivamente.

Num relatório publicado na terça-feira, o BCE indica que a inflação nos alimentos “aumentou significativamente nos países da Zona Euro que estão mais expostos às importações agrícolas da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia”, o que não é o caso de Portugal. Aponta, assim, três razões possíveis para o cenário português: o elevado consumo de energia na produção e processamento de alimentos; a necessidade de gás natural na produção de fertilizantes; e as margens de lucro no retalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    22 jun, 2022 Vila Nova de Gaia 12:56
    O português paga. Aumenta tudo e pagamos sem reclamar somos todos uns cobardes. Nem reclamar nem fazer barulho temos habilidade. É por isso que o presidente da CIP é arrogante. Aumentar salários era o que fazia falta. Ao contrário aumentam-se os preços para os patrões enriquecerem mais. Assim o António Saraiva ri-se. O povo que não abra os olhos. Não demora que a troika entre outra vez no país.
  • Cidadao
    22 jun, 2022 Lisboa 07:33
    Pudera! Só especuladores a tentar ganhar o máximo no menor espaço de tempo possível. Tal como nos combustíveis em que o petróleo que deu origem ao gasóleo e gasolina foi comprado há meses atrás, mas os preços "são do mercado" de hoje, o que quer dizer que o que havia nas bombas, foi atualizado para os preços em alta, mas custou muito menos. e assim se fazem fortunas à custa do Zé...

Destaques V+