Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal revê em alta inflação para 5,9% este ano

15 jun, 2022 - 18:17

Cenário-base de março aponta para uma taxa de inflação de 4%.

A+ / A-

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a inflação suba para 5,9% este ano, igualando o cenário anteriormente considerado adverso e acima dos 4% do cenário-base de março, antes de cair para 2,7% em 2023 e 2% em 2024.

No Boletim Económico de junho, hoje divulgado, o BdP explica que "o aumento recente da inflação reflete sobretudo pressões externas", assinalando que, mesmo excluindo energéticos, o deflator das importações de bens deverá apresentar uma taxa de crescimento próxima de 11% em 2022, desacelerando para cerca de 1,8% em média em 2023-24.

"A tendência ascendente dos preços externos - iniciada em 2021 com o impacto da recuperação rápida da procura global e reação mais lenta da oferta - acentuou-se com a invasão russa da Ucrânia", refere o documento, que alerta para este impacto nomeadamente nos produtos energéticos e alimentares.

No entanto, as projeções do BdP baseiam-se na informação disponível até dia 17 de maio, pelo que o governador do regulador bancário, Mário Centeno, admitiu, durante a conferência de imprensa de apresentação do boletim, que com o valor de maio e novos dados das hipóteses externas, a previsão da inflação para este ano poderia significar uma revisão para 6,4%.

Em março, a instituição liderada por Mário Centeno estimava que a inflação aumentasse em 2022 para 4%, antes de se reduzir para 1,6% em 2023 e 2024, mas num cenário adverso projetava que a inflação atingisse 5,9% em 2022, 2% em 2023 e 1,9% em 2024.

Hoje, o BdP sublinha que os preços continuarão a subir de forma acentuada por mais tempo do que se esperava anteriormente, mas a subida será menos pronunciada em 2023 e 2024.

O supervisor prevê a dissipação das pressões inflacionistas externas a partir de meados de 2022, implicando um perfil de desaceleração do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor em 2023-24 "extensível às componentes energética e não energética, mas mais marcado no primeiro caso".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+