Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo diz que é preciso tomar medidas para mitigar custos da guerra

08 jun, 2022 - 00:13 • Lusa

Presidente da República escusou-se a pronunciar-se especificamente sobre o plano de reestruturação da TAP.

A+ / A-

O Presidente da República defende que é preciso tomar medidas para "mitigar" os custos da guerra na vida das famílias e das empresas, mas escusou-se a pronunciar-se especificamente sobre o plano de reestruturação da TAP.

Em declarações aos jornalistas em Barcelos, distrito de Braga, Marcelo disse esperar que a guerra tenha "um epílogo positivo e o mais rápido possível".

"Não vale a pena esconder aos portugueses que isso [prolongamento da guerra] tem um custo, como tem para todo o mundo, e que vai ter de se ir mitigando os custos na vida das famílias e na vida das empresas", referiu.

A presidente da comissão executiva (CEO) da TAP, Christine Ourmières-Widener, disse hoje que o custo mais elevado do combustível e a valorização do dólar americano (USD) são obstáculos que tornam mais difícil a realização do plano de reestruturação.

"Os custos de combustível mais elevados e a valorização do USD [dólar americano] são obstáculos que tornam mais difícil a realização do plano", apontou a responsável, acrescentando que os custos estimados com combustível são cerca de 300 milhões de euros superiores ao anteriormente previsto e 200 milhões superior a 2019", disse a responsável, na Assembleia da República.

Questionado sobre estas declarações, Marcelo disse que não iria comentar, por não ter dados.

"Não tendo dados, tudo o que dissesse, era sem base concreta", referiu.

O Presidente preferiu pôr a tónica nos "custos" da guerra e na necessidade de "fazer tudo o que se possa para que o desejo da guerra ser mais curta do que longa se concretizar".

"Quanto mais demorar, mais custos há", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+