Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação. ​Centeno diz que enfrentamos momento “complexo”

23 mai, 2022 - 19:04 • Sandra Afonso

O Governador dicursou sobre a inflação no dia em que o ISEG lança uma nova moeda comemorativa. São 111 unidades de uma moeda que, pela primeira vez, é emitida com um quilo de prata.

A+ / A-

"É um momento muito complexo das nossas vidas este que enfrentamos", afirmou esta segunda-feira, o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, num discurso para comemorar os 111 anos do ISEG, o Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa.

O Governador falou várias vezes da inflação. O tema não estava na ordem do dia, mas Mário Centeno fez questão de alertar para os riscos económicos que enfrentamos, com a subida generalizada dos preços.

Mário Centeno acrescentou ainda que a inflação é um desafio para todos, bancos centrais e cidadãos, e que qninguém fica de fora.

“Aquilo que cresce agora na Europa, no Mundo, é a inflação. Já tínhamos outras fontes de preocupação, mas esta está no centro das nossas vidas", acrescenta Centeno.

O governador admite ainda que a normalização da política monetária será um desafio para os bancos centrais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+