Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022

Atualização das pensões para fazer face à inflação só em 2023

13 mai, 2022 - 11:05 • Lusa

Mecanismo de atualização das pensões contemplado na lei faz depender a atualização das pensões em função do crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa de inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação, conhecida em dezembro.

A+ / A-

O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, afirmou esta sexta-feira que o mecanismo de atualização das pensões "será utilizado" no próximo ano para fazer face o aumento da inflação que o Governo estima que seja conjuntural.

Esta posição foi assumida pelo governante durante a audição à equipa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) à qual a ministra Ana Mendes Godinho não pôde comparecer por ter testado positivo à Covid-19, segundo foi indicado.

Em resposta ao deputado do PSD Nuno Carvalho, que questionou o Governo sobre uma proposta dos social-democratas que contempla um mecanismo de atualização de pensões que garantiria um mínimo de aumento até às pensões de 3,5 Indexantes de Apoios Sociais, Gabriel Bastos precisou que a atualização e valorização das pensões mais baixas "tem sido a política seguida pelos governos do PS" e que este ano tal atualização vai abranger as pensões até 2,5 IAS.

"Como temos feito e como a lei prevê, é que a atualização das pensões e os mecanismos de atualização regular das pensões já contemplam e refletem a inflação registada no ano anterior", disse o secretário de Estado, acrescentando que "esse mesmo mecanismo será utilizado já no próximo ano para fazer face a este aumento da inflação que julgamos que será conjuntural".

O mecanismo contemplado na lei faz depender a atualização das pensões em função do crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa de inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação, conhecida em dezembro.

Gabriel Bastos reiterou que o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) contempla uma atualização extraordinária até 10 euros das pensões de valor mais baixo (até 2,5 IAS, em linha com o que tem vindo a ser feito nos últimos anos e que, referiu, permitiu que desde 2017 estas tivessem registado uma valorização de 840 euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+