Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciberataques: NOS e Altice dizem que não estão livres de ser alvo de ataque como a Vodafone

11 mai, 2022 - 22:03

As operadoras NOS e Altice alertaram hoje, durante o congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que "ninguém está 100% livre" de sofrer um ataque como o que afetou a Vodafone em fevereiro.

A+ / A-

As operadoras NOS e Altice alertaram hoje, durante o congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que "ninguém está 100% livre" de sofrer um ataque como o que afetou a Vodafone em fevereiro.

Num debate, as três operadoras deram conta do trabalho que realizaram nessa altura, em conjunto, para ajudar a estabilizar a rede da Vodafone. .

"Depois de um incidente excecional seguiu-se uma operação de recuperação" rápida, referiu Paulino Corrêa, que lidera a área de redes (Chief Network Officer) da Vodafone em Portugal, referindo que a empresa contou com o "apoio das outras operadoras".

"As questões de cibersegurança não são românticas como vemos nas séries", referiu, indicando que "a segurança já era uma prioridade fortíssima", alvo de variadas auditorias e que nem isso foi suficiente, garantindo "ninguém está 100% livre".

Para o gestor, "é preciso criar condições para que não se volte a repetir" um evento destes, mas, se acontecer, tentar reduzir o impacto ao máximo. "Quem diz que está livre está a enganar-se a si próprio", indicou, destacando que as principais vítimas foram os clientes, com entidades como os bombeiros a serem afetadas.

Jorge Graça, administrador executivo da NOS, disse que um ataque simultâneo às três empresas não é impossível, avisando que, nesse caso, "o país parava" e as operadoras não se conseguiriam suportar mutuamente. "Acho que o setor não lhe vê reconhecida essa importância", lamentou.

Para o gestor, com a implementação do 5G, a questão da cibersegurança, para evitar estes ataques, torna-se ainda mais importante, apontando por exemplo o impacto em futuros carros autónomos ou cirurgias a decorrer. "Pode haver danos, vidas postas em causa. Há uma necessidade grande de reconhecer esse papel que temos", rematou.

Para João Teixeira, administrador com o pelouro da tecnologia (Chief Technology Officer) da Altice, "o que ressalta" deste episódio é que conseguiram "interagir os três" e perceber "que é um bem comum, e esta ligação tem de ser mantida" para "partilhar problemas" e outras experiências que possam vir a existir.

No encerramento do primeiro dia do congresso, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, destacou a importância de capacitar os cidadãos e Administração Pública para a importância da cibersegurança.

"O sucesso da digitalização e, por inerência, da modernização do país depende ainda e muito da confiança das pessoas no Estado e na utilização dos meios digitais, que está assente numa consciencialização para os riscos e na criação de uma perceção fundamentada que nos faça sentir tão seguros na vida digital como mundo físico", referiu.

Por isso, "o Governo entende ser fundamental a promoção da capacitação para a cibersegurança das entidades públicas e privadas", rematou.

O 31.º congresso da APDC arrancou hoje, em formato híbrido, e termina esta quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+