Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Precisa de atestar o carro? Combustíveis estão mais baratos

02 mai, 2022 - 07:18 • Olímpia Mairos , com Lusa

Devido à descida da carga fiscal, vai pagar menos 15 cêntimos em cada litro de gasolina e menos 14 cêntimos em cada litro de gasóleo.

A+ / A-

O preço dos combustíveis está mais baixo a partir desta segunda-feira, devido à redução do ISP num valor equivalente à descida do IVA para 13%. O desconto é de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.

À descida, resultante da nova medida que reflete no ISP o equivalente à aplicação de uma taxa de 13% de IVA nos combustíveis, soma-se o efeito que resulta do mecanismo semanal que reduz no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) o acréscimo de receita do IVA resultante do aumento do preço dos combustíveis.

Assim, ao longo desta semana vai vigor o desconto de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina que resulta deste mecanismo de compensação semanal, lançado em março.

Em comunicado, o Ministério das Finanças dá nota que o ISP continuará a ser revisto semanalmente, de forma a que se continue a verificar a devolução da eventual receita extraordinária do IVA por via do ISP, “sendo o mecanismo agora adaptado por forma a refletir a redução da carga fiscal concretizada a 02 de maio”.

“As duas medidas - redução das taxas unitárias de ISP para o equivalente a uma taxa de IVA de 13% e o mecanismo semanal de revisão deste imposto - são cumulativas”, assinala o ministério liderado por Fernando Medina.

“Contabilizando os dois efeitos, a partir de segunda-feira, os portugueses beneficiarão de uma redução da carga fiscal sobre o gasóleo e a gasolina de 20 cêntimos por litro”.

O valor da redução da carga fiscal implementada para o mês de maio “será revisto para o mês de junho”, de forma a continuar a replicar o impacto que resultaria de uma diminuição da taxa do IVA de 23% para 13%, tendo em conta preços atualizados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    02 mai, 2022 Lousada 08:38
    Pelo que vejo no site da DGE, em Lousada, hoje dia 2, o Leclerc e o Pingo Doce não baixaram o preço dos combustíveis!

Destaques V+