Tempo
|
A+ / A-

Governo avança com medidas de apoio à agricultura

30 abr, 2022 - 16:20 • Susana Madureira Martins , João Carlos Malta

A+ / A-

O Governo avança coma insenção de IVA para fertilizantes, corretivos de solo e rações.

No âmbito das medidas excecionais e temporárias para conter o aumento dos preços energéticos e agroalimentares, explicita o executivo, entrou em vigor a isenção do IVA para fertilizantes, corretivos de solo e rações, que vigora até 31 de dezembro de 2022.

"Uma isenção que faz parte de um conjunto alargado de medidas que incluem ainda a redução do ISP (menos 3,432 cêntimos/litro) sobre o gasóleo colorido e marcado agrícola até ao final do ano; a mobilização de 18,2 M€ de recursos nacionais para mitigar custos acrescidos com a alimentação animal e fertilizantes; e a utilização dos saldos transitados do Fundo de Compensação Salarial do setor das pescas para apoiar os aumentos dos custos de produção". escreve o governo em comunicado.

Para a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, “este é mais um contributo da política pública, com recursos nacionais, para a manutenção da capacidade produtiva de Portugal”, reforçando a “disponibilidade do governo para a cooperação permanente na mitigação dos constrangimentos que a conjuntura internacional provoca à agricultura portuguesa. Estamos certos de que, mais uma vez e perante os novos desafios, os setores produtivos, que garantem alimentos ao país, vão dar uma resposta exemplar”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    01 mai, 2022 Palmela 08:20
    Agricultura pra bebados! Batatas ;cenouras; couves ;alfaces, nao tem apoio?

Destaques V+