Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centenas de populares manifestaram-se contra extração de lítio na zona da Lixa

12 fev, 2022 - 17:46 • Lusa

Cerca de duas centenas de pessoas manifestaram-se hoje, na Lixa, concelho de Felgueiras, contra a prospeção e extração de lítio na zona de Seixoso-Vieiros, alegando a defesa do ambiente e a qualidade de vida.

A+ / A-

"Preocupa-nos o comprometimento da qualidade da água, dos cortes dos lençóis freáticos, a escassez de água, a afetação e as consequências económicas que daqui vão advir, uma vez que, para além de se desvalorizarem as terras, a agricultura vai ficar quase impraticável e o turismo também vai perder muito com a existência de uma mina a céu aberto", afirmou Rita pereira, da organização, em declarações à agência Lusa.

Recentemente, a tutela indicou que ia viabilizar a prospeção de lítio em seis zonas do país, com uma redução para metade na área de inicial.

No caso concreto de "Seixoso-Vieiros", que abrange Fafe, Celorico de Basto, Guimarães, Felgueiras e Amarante, a área passa de 243,7 quilómetros quadrados, para 144,2 quilómetros quadrados.

Hoje, no centro da Lixa, os populares exibiram cartazes com frases de oposição à extração do lítio, como "o lítio não é renovável ou sustentável" e "o lítio não mata a sede, mata outras coisas". Também repetiram palavras de ordem, destacando-se a frase: "Lítio não".

Segundo o movimento de cidadãos que organizou a manifestação, estavam presentes pessoas de vários concelhos, como Celorico de Basto, Mondim de Basto, Fafe, Guimarães, Amarante e até da região de Barroso.

À Lusa, a organizadora afirmou que a mobilização popular, nomeadamente a concentração de hoje, está a corresponder ao esperado.

"Nós já tínhamos tido um "feedback" muito bom desde a formação do movimento, uma vez que, em 24 horas, conseguimos angariar 3.400 pessoas. As pessoas estarem a adquirir tanto é o reflexo que a mensagem está a passar", sinalizou, prometendo que o movimento vai continuar a crescer.

"A população está cada vez mais informada e hoje sairá daqui ainda mais esclarecida", reforçou Rita Pereira.

A ativista alertou, em concreto, para os perigos da prospeção e eventual extração de lítio, a poucos quilómetros de uma zona densamente habitada.

"Está demasiado próxima. Quem conhecer minimamente a zona de Borba, a zona de Fervença, percebe que, a dois quilómetros dos pontos de prospeção, existem quintas biológicas, existem casas e pessoas que as habitam, que necessitam da água e da qualidade do ambiente para poderem subsistir", reforçou.

Anunciou, depois, "uma atitude vigilante" e de acompanhamento face ao processo, prometendo atuar em defesa das populações.

"Nós vamos manter uma atitude vigilante e cooperante. Vamos estar sempre em cima daquilo que estas seis autarquias pretendem fazer", referiu, acrescentando: "Sempre que houver alguma decisão, que seja contra aquilo que nós defendemos, nós vamos reagira e avaliar a nossa reação, momento a momento".

O movimento, prometeu, vai continuar a "passar a mensagem e informar as populações que estão mais distantes e que não têm acesso à informação, porque a informação é poder".

"É isso que nós queremos dar à população", exclamou, apontando para os manifestantes reunidos na praça.

Alguns populares, de diferentes concelhos, usaram da palavra, reforçando os impactos negativos no ambiente e na saúde das pessoas que pode significar a prospeção de lítio naquela região, deixando críticas aos interesses económicos que, alegadamente, se sobrepõem aos interesses dos cidadãos comuns.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+