Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação chega aos 5,3% em março, o valor mais elevado desde 1994

12 abr, 2022 - 11:30 • Diogo Camilo

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, enquanto o índice relativo a produtos energéticos atingiu 19,8%, registando o seu valor mais elevado desde fevereiro de 1991.

A+ / A-

A taxa de inflação em Portugal subiu em março para 5,3%, um crescimento de 1,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, para o valor mais elevado desde junho de 1994, segundo estimativas rápidas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em comunicado, o INE indica que o indicador que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos também acelerou para uma variação de 3,8%, quando era de 3,2% em fevereiro, enquanto o índice relativo a produtos energéticos registou o seu valor mais elevado desde fevereiro de 1991 (19,8%, quando era de 15% em fevereiro) e o índice relativo a produtos alimentares subiu para 5,8% (estava em 3,7% no último mês).

Em relação ao último mês, a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 2,5% - era de 0,4% no último mês e de 1,4 em março de 2021 - e a variação média nos últimos doze meses subiu para os 2,2% (era de 1,8% em fevereiro).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) passou para os 5,5%, o valor mais elevado desde que começou o registo do indicador, em 1996, sendo superior em 1,1 pontos percentuais ao valor do mês anterior e inferior em 2 pontos percentuais em relação ao valor estimado pelo Eurostat para a zona Euro.

O IHPC registou uma variação mensal de 2,6% (0,5% no mês anterior e 1,5% em março de 2021) e uma variação média dos últimos doze meses de 2,0% (1,5% no mês precedente).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+