Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministro da Economia admite taxar lucros excessivos das empresas energéticas

08 abr, 2022 - 12:41 • Susana Madureira Martins , Cristina Nascimento

Anúncio feito no segundo dia de debate do programa do Governo.

A+ / A-

O ministro da Economia, António Costa e Silva, admite a taxação dos lucros excessivos das empresas energéticas.

O governante falava esta sexta-feira de manhã, no Parlamento, no segundo dia de debate do programa de Governo.

"Em primeiro lugar, não podemos hostilizar as empresas, mas o que vamos fazer é falar com elas e provavelmente considerar um imposto, um 'windfall tax' para os lucros aleatórios e inesperados que estão a ter", disse António Costa Silva, em resposta à deputado do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua.

Durante o debate, o ministro da Economia e do Mar defendeu ainda que é preciso dotar o Banco de Fomento de mais recursos humanos, entre os quais um líder com “visão estratégica”.

“O Banco de Fomento está operacional, está agora no terreno, mas nós precisamos de dotá-lo, talvez, de mais recursos humanos, precisamos de dotar o Banco de Fomento de um ‘chairman’ que tenha visão estratégica, ligação ao mundo empresarial e que trabalhando com a equipa de gestão possa ampliar a intervenção do Banco de Fomento”, disse Costa e Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+