Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Combustíveis. ACP diz que devolução do aumento do IVA é "bem vinda, mas tardia e precisa de mais explicações"

09 mar, 2022 - 01:05 • André Rodrigues

Carlos Barbosa saúda o anúncio de António Costa de que será pedida a Bruxelas uma autorização execional para a reduzir o IVA, para mitigar os impactos sobre a escala galopante do preço dos combustíveis.

A+ / A-

O presidente do Automóvel Clube de Portugal considera que a devolução do acréscimo de receita em IVA, por via de um corte no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos é "bem vinda, mas tem de ser mais bem explicada" aos consumidores.

Em declarações à Renascença, Carlos Barbosa considera que a medida anunciada esta terça-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, "peca por tardia" mas avalia como positivo o anúncio feito por António Costa de que será pedida a Bruxelas uma autorização execional para a reduzir o IVA, de modo a mitigar os impactos sobre a escala galopante do preço dos combustíveis.

"Qualquer Governo, mesmo que seja numa situação temporária, enquanto durar esta guerra na Ucrânia, pode, perfeitamente, pedir à União Europeia para poder baixar o IVA período de A a B e acho que o Governo deve fazer isso rapidamente, porque o dinheiro que vem em IVA é muito superior à baixa do preço do ISP".

Barbosa diz, também, ser muito importante "a alteração da medida de compensação do preço dos combustíveis, que é importantíssima para poder corrigir os preços, à medida que sobem e deixam".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+