A+ / A-

Novos euros. Europeus vão ter voto na matéria

14 fev, 2022 - 18:16 • Vasco Gandra

​O Banco Central Europeu vai redesenhar as notas de euro até 2024 e conta com a opinião dos cidadãos.

A+ / A-

Vinte anos após o lançamento da moeda única europeia, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu há algumas semanas lançar o processo que deverá culminar na seleção de um novo grafismo para as notas de euro, em 2024.

Interessante neste processo é que os cidadãos pertencentes aos 19 países da zona euro - entre os quais Portugal - podem desempenhar um papel nessa escolha.

O processo começará com a criação de grupos focais que deverão recolher opiniões de pessoas de toda a zona euro sobre possíveis temáticas para as futuras notas.

Um grupo consultivo temático apresentará depois uma lista restrita dos futuros temas ao Conselho do BCE. Este grupo é constituído por um perito, de cada país do euro, proveniente de variadas áreas como a história, as ciências naturais e sociais, as artes ou a tecnologia. A investigadora e Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa, Elvira Fortunato, foi a escolhida por Portugal.

Na sequência das propostas do grupo consultivo, o BCE voltará a ouvir o público, convidando-o a dar a sua opinião sobre os temas pré‑selecionados.

Haverá depois um concurso de desenho das novas notas, seguindo-se nova consulta do público por parte da instituição financeira que tomará enfim a decisão final.

Desenhos com maior significado

Atualmente, o grafismo das notas de euro baseia‑se nos temas “épocas e estilos”, representados por pontes, pórticos, janelas e que refletem os diferentes estilos da arquitetura europeia.

O BCE quer rever os desenhos de forma a terem maior significado para os cidadãos. Tal poderia passar, por exemplo, por notas com personalidades históricas ou culturais ou monumentos europeus.

Após a conclusão do processo de desenho, o Conselho do BCE autorizará a produção das novas notas e decidirá sobre as datas de emissão.

O lançamento deste processo de redesenho pretende dar seguimento ao compromisso assumido pelo Conselho do BCE de garantir notas inovadoras e seguras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+