Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Custos com cartão multibanco disparam 162% em dez anos

03 mai, 2022 - 10:40 • Fátima Casanova

As comissões bancárias representam quase metade das receitas dos bancos.

A+ / A-

A Deco - Associação de Defesa do Consumidor garante que os custos com o cartão multibanco subiram 163% em dez anos. A conclusão surge depois de analisar as comissões dos cinco maiores bancos em Portugal: BPI, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, Santander e Millennium BCP.

De acordo com o mesmo documento, também os custos anuais dos principais produtos e serviços associadas a uma conta à ordem aumentaram quase 50%.

Nuno Rico, economista da associação, defende que “os níveis de inflação não são suficientes para explicar os aumentos apresentados aos consumidores nos últimos anos. A título de exemplo, em 2021 a inflação situou-se nos 1,3%, mas a banca, no início de 2022, anunciou valores 50% mais elevados em alguns produtos”, explica em comunicado, acrescentando que “estes aumentos anuais tendem a situar-se na ordem dos dois dígitos, mesmo em anos em que a inflação foi negativa”.

A Deco refere ainda que atualmente as comissões bancárias representam quase metade das receitas dos bancos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    03 mai, 2022 Eu 11:20
    Abram contas de serviços mínimos - para 75% das pessoas chega e sobeja - e fechem todas as outras, principalmente na CGD, Millenium e BPI. Ou procurem os bancos que não cobram comissões - ainda há um ou dois ...

Destaques V+