A+ / A-

​5G dá 410 milhões ao Estado… só este ano

07 dez, 2021 - 19:06 • Sandra Afonso

No total, seis operadoras garantiram uma licença de tecnologia de quinta geração.

A+ / A-

O 5G dá 410 milhões ao Estado, só este ano. É quanto pagaram as operadoras pelas licenças, segundo avançou esta terça-feira o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos.

As primeiras a avançar com o dinheiro foram a Dense Air, a NOS e a Vodafone e pagaram na totalidade.

O regulamento prevê o pagamento de 50% este ano e o restante ao longo de sete anos, mas o montante pode ser antecipado em qualquer momento.

A Dixarobil Telecom, a Nowo e a Meo/Altice Portugal decidiram pagar apenas metade do valor.

A última a avançar o dinheiro foi a Meo, do grupo Altice, na segunda feira.

A Anacom já aprovou o projeto de decisão, mas a empresa tem agora dez dias para responder, só depois o regulador pode analisar a decisão e a operadora iniciar a comercialização da tecnologia 5G.

À exceção da Meo, as restantes cinco operadoras já podem comercializar o 5G.

No total, seis operadoras garantiram uma licença de tecnologia de quinta geração. O leilão prolongou-se por mais de nove meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+