Tempo
|
A+ / A-

Combustíveis

Desconto de 10 cêntimos é "um rebuçado envenenado", avisa presidente do ACP

22 out, 2021 - 19:48 • Hugo Monteiro

Carlos Barbosa diz que os impostos continuam a ser o grande problema relacionado com o aumento dos combustíveis e admite que a medida anunciada esta sexta-feira pelo ministro das Finanças será insuficiente para travar os protestos. "As pessoas estão cada vez mais revoltadas", avisa.

A+ / A-

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) considera que o desconto de 10 cêntimos no combustível para quem estiver inscrito na plataforma IVAucher é "um rebuçado envenenado que o Governo está a dar aos portugueses".

"O grande problema que subsiste no problema dos combustíveis tem a ver com os impostos", assinala Carlos Barbosa, em declarações à Renascença.

O presidente do ACP fala de teimosia do Governo, "por não querer mexer nos impostos" e considera que "estes 10 cêntimos não têm qualquer espécie de interesse para os portugueses, no sentido em que não lhes baixa, efetivamente, o preço dos impostos, porque, quando chegarmos a março de 2022, vai ser exatamente igual".

Daí que Carlos Barbosa considere que a medida anunciada esta sexta-feira pelo ministro das Finanças será insuficiente para travar os protestos, porque, diz, "as pessoas estão cada vez mais revoltadas" e a contestação será "cada vez maior".

"Lembro-me, sempre, na altura do Governo de Cavaco Silva, em que pararam a ponte sobre o Tejo e isto está a ter uma escalada tal maneira grande que, um dia, pode ser descontrolada e acabamos por ter a mesma cena que tivemos aqui há uns anos", avisa Barbosa.

O presidente do ACP diz que ainda é possível ao Governo baixar os impostos sobre os combustíveis e deixa esse apelo, caso contrário, pede ao Governo "para fixar um preço tabelado, como era antes do tempo de Manuela Ferreira Leite, e, a partir daí já não pode haver estas subidas e descidas, que não têm sentido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    22 out, 2021 aqui 20:54
    Já vai sendo a altura de criar a Bicicleta Clube de Portugal, o Pedestre Clube de Portugal e o Utilizador de Transportes Públicos Clube de Portugal para contrapor o lobby ao uso de automóvel que esta associação personifica.

Destaques V+