Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Preço da luz. ERSE anuncia tarifas para 2022

15 dez, 2021 - 06:46 • Lusa

A atualização agora conhecida dirige-se apenas aos consumidores do mercado regulado ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada.E estão previstas descidas.

A+ / A-

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anuncia nesta quarta-feira os preços da eletricidade para os consumidores do mercado regulado no próximo ano, estando em cima da mesa um aumento de 0,2% face à média deste ano.

A proposta de 0,2% foi anunciada pelo regulador no dia 15 de outubro e submetida ao parecer do conselho tarifário, que tem até hoje para aprovar os preços da energia que serão aplicados a partir de 1 de janeiro.

"Para os consumidores que permaneçam no mercado regulado (que representam 5% do consumo total e 921.000 clientes) ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada, a variação das tarifas de venda a clientes finais em baixa tensão normal (BTN) proposta é de 0,2%", indicou, em comunicado, o regulador, no dia 15 de outubro.

Porém, se considerados os dois aumentos intercalares de preços ocorridos este ano, as tarifas propostas para 2022 representam uma descida de 3,4% em janeiro de 2022 face a dezembro de 2021.

Quanto às tarifas de acesso às redes, incluídas nas tarifas de venda a clientes finais, vão recuar entre 52% e 94% no próximo ano, segundo a proposta do regulador.

Nas tarifas de acesso às redes em muito alta tensão (MAT), alta tensão (AT) e média tensão (MT), a descida será de 94%, enquanto nas tarifas em baixa tensão especial (BTE) a redução apontada é de 65,6%.

Já no caso das tarifas de acesso em baixa tensão normal (BTN), a das famílias e pequenos negócios, a redução será de 52,2%.

"Com esta proposta, as variações nas tarifas de acesso às redes evidenciarão, em cinco anos (2018-2022), uma redução acumulada de -95% (MAT, AT e MT), de --68% (BTE) e de -59% (BTN)", apontou a ERSE.

Os consumidores com tarifa social vão continuar a beneficiar de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais, conforme foi estabelecido pelo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto Lopes
    23 set, 2022 Pinhal de Frades SEIXAL 18:30
    Estou no mercado liberalizado (EDP COMERCIAL) e pago em média até 70€/Mês de electricidade.Terei alguma vantagem passar para o mercado regulado?

Destaques V+