Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo diz que luz verde da UE permite baixar impostos da energia

18 out, 2021 - 14:05 • Marta Grosso com redação

Diminuição do preço da energia é “peça fundamental” para “virar a página da pandemia”, defende o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente da República admite que a subida dos combustíveis é preocupante quer para as famílias quer para as empresas. Nesta segunda-feira, em Valongo, Marcelo Rebelo de Sousa alertou que não haverá arranque da economia se os preços continuarem a subir.

“No imediato, os governos, com luz verde da Comissão Europeia, estão a começar a estudar e a aplicar aos poucos – primeiro, em pequenino e depois vendo as necessidades – medidas de apoio social: baixas de impostos, apoios àqueles que precisam, seja famílias seja indústrias, empresas em geral”, começou por explicar, à margem da conferência “Fundos Confederação: o Minho e a Galiza”.

“Depois, mais do que isso, é preciso que a comunidade internacional se reúna – e a União Europeia está a trabalhar nisso – para pensar para além de abril. Se isto dura para além de abril, o que é que temos de fazer, porque não há arranque económico com os combustíveis a subirem sucessivamente de preço”, avisou.

Na opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, é importante o aumento do preço dos combustíveis não se arraste por mais de seis meses. A diminuição do preço da energia é uma “peça fundamental” para “virar a página da pandemia”, sublinhou o chefe de Estado no dia em que o ministro do Ambiente defendeu a necessidade de o Governo “agir nas margens” de comercialização dos combustíveis para fazer face ao aumento dos preços, apesar de não ter ainda “qualquer capacidade” para o fazer.

“Trata-se, sobretudo, de garantir questões de justiça e, por isso, ainda não está publicada nem promulgada” legislação sobre o assunto.

Na opinião de João Pedro Matos Fernandes, é preciso ir além das margens, “não só da comercialização, da bomba de gasolina, mas dos inúmeros atores que existem ao longo do processo”.

O preço dos combustíveis voltou a subir nesta segunda-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+