Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis voltam a subir esta segunda-feira

10 out, 2021 - 09:05 • Redação

Gasolina e gasóleo subiram mais de 35 vezes num ano. A carga fiscal coloca Portugal entre os países europeus com os maiores custos.

A+ / A-

Portugal é dos países europeus com combustíveis mais caros, que já superam valores praticados há 10 anos. Esta segunda-feira há uma nova subida.

A gasolina e o gasóleo subiram mais de 35 vezes num ano, escreve o Jornal de Notícias.

No espaço de um ano, o preço da gasolina já aumentou 38 vezes e o do gasóleo 35. Amanhã, o gasóleo deverá subir mais 3,5 cêntimos e a gasolina 2,4.

Atualmente, Portugal tem a sexta gasolina mais cara da União Europeia e ocupa a sétima posição no diesel. São valores recordes que só se comparam com os praticados em 2008 e 2011, quando protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis ameaçaram parar o país.

Os preços nos combustíveis têm não só impacto na bolsa de cada português como estão a afetar as exportações. Mais de 60% do que o país importa vem por estrada.

A Associação Empresarial de Portugal, citada pelo Jornal de Notícias, pede investimentos urgentes na ferrovia, porque as empresas não podem esperar mais. Também o sector agrícola se queixa que tem dificuldade em fazer chegar os seus produtos às prateleiras dos supermercados, apesar do gasóleo verde, que reembolsa parte dos consumos.

Os impostos são o fator que mais pesa no preço dos combustíveis: 59% no caso da gasolina e 53% no do gasóleo. Apenas 30% do preço final diz respeito ao custo à saída da refinaria, depois há que contar ainda com a incorporação de biocombustíveis que pesam 6,7% no gasóleo e 2,4 na gasolina.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo eu
    14 out, 2021 Cá 16:16
    Os que puderem, abasteçam em Espanha. Os que não puderem, ponham em marcha tudo o que puderem para poupar combustível, desde condução defensiva a circular à velocidade minima permitida. Façam do "esticar" do depósito a nova realidade, isto se não puderem adquirir um electrico e se têm mesmo de usar carro próprio
  • Bruno
    10 out, 2021 Aqui 09:45
    Deixa aumentar! Que aumente para o 3€/litro para ver se as pessoas deixam de usar o carro privado para todas as deslocações.

Destaques V+