Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Desemprego desce pelo quinto mês consecutivo, diz IEFP

20 set, 2021 - 10:54 • Cristina Nascimento

Há neste momento 368.404 pessoas inscritas nos centros de emprego. É a primeira vez, desde 2006, em que não se regista uma subida do desemprego registado.

A+ / A-

Pelo quinto mês consecutivo, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou uma descida do desemprego em Portugal. Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo IEFP, há neste momento 368.404 pessoas inscritas nos centros de emprego. É a primeira vez, desde 2006, em que não se regista uma subida do desemprego registado, destaca o instituto.

De acordo com a nota enviada às redações, o desemprego “desceu no Alentejo e Algarve em agosto face a julho e também desce, em termos homólogos, em todas as regiões”.

O comunicado detalha que, no setor do alojamento e restauração o desemprego “diminuiu 4,4% em cadeia e 19,9% em termos homólogos”.

Os mesmos dados do IEFP referem ainda que número de casais com ambos os elementos inscritos nos centros de emprego subiu 17,5% em agosto face ao mesmo mês de 2020, para 6.456 (mais 960 casais) do que no mês homólogo e de menos 1,6% (104 casais) em relação ao mês anterior.

De acordo com o IEFP, do total de desempregados casados ou em união de facto, 12.082 (8,4%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado.

Os casais nesta situação de duplo desemprego têm direito a uma majoração de 10% do valor da prestação de subsídio de desemprego que se encontrem a receber, quando tenham dependentes a cargo.

O IEFP começou a divulgar informação estatística sobre os casais com ambos os elementos desempregados em novembro de 2010, altura em que havia registo de 2.862 destas situações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+