Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aguiar-Branco elogia a postura do PS. “Quando pomos a democracia a funcionar, é sempre positivo”

27 mar, 2024 - 23:28 • Diogo Camilo

Novo presidente da Assembleia da República diz que “não fará distinção” entre deputados e que "todos merecem respeito". Ter Francisco Assis como sucessor em 2026 seria "bom sinal", pois significaria que o Parlamento não foi dissolvido.

A+ / A-

Eleito à quarta votação e num acordo de divisão da presidência da Assembleia da República, Aguiar-Branco elogiou a postura do PS perante uma situação de impasse e considerou que ter Francisco Assis como sucessor em 2026 seria um “bom sinal” - porque seria sinal de que o Parlamento não seria dissolvido nos próximos dois anos.

Na primeira entrevista enquanto presidente da Assembleia da República, na CNN Portugal, José Pedro Aguiar-Branco afirmou que é “indiferente” de quem veio a proposta para a divisão da presidência da Assembleia da República, defendendo que para avançar era necessário o consenso das duas partes e que este é um “bom exemplo” dos “consensos necessários para que a democracia funcione”.

“Quando podemos pôr a democracia a funcionar, é sempre positivo”, considerou.

Aguiar-Branco afirma que a sua atitude perante o Chega será “diferente” da do seu antecessor, Augusto Santos Silva, e que “não fará distinção” entre deputados ou forças partidárias.

“Vou lidar com 229 deputados e não faço distinção do deputado A do deputado B. Todos foram eleitos com o voto universal, todos merecem o mesmo respeito e portanto, o meu registo de equidistância, respeito, rigor e lealdade é com os 229 deputados da Assembleia da República”, afirmou.

A nova segunda figura de Estado indica que a diversidade que existe no Parlamento “é a diversidade da nossa sociedade” e que será necessário “conviver com diferentes formas de estar”.

Questionado sobre se espera ter Francisco Assis como sucessor daqui a dois anos, considerou que esse seria um “bom sinal”.

“Será sinal de que a Assembleia da República continua a existir daqui a dois anos com esta configuração, será sinal que o Governo da República também está a governar de forma a que a AR possa continuar a existir”, afirmou.

Aguiar-Branco foi eleito esta quarta-feira, com 160 votos a favor, como novo presidente da Assembleia da República, depois de não ter conseguido maioria nas três primeiras eleições realizadas ontem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+