Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Deco quer que todo o material escolar entre nas contas do IRS

24 ago, 2021 - 10:30 • Carla Fino , Cristina Nascimento

Atualmente, apenas os bens isentos de IVA ou a 6% dão direito a benefícios fiscais. Associação do consumidor lembra que fica de fora uma parte significativas das despesas reais das famílias.

A+ / A-

Veja também:


A Deco quer que todo o material escolar possa ser dedutível em sede de IRS. É este o objetivo da carta aberta que está na base de uma petição online da Deco Proteste, que lamenta que apenas os produtos e serviços com taxa de IVA reduzida, de 6%, possam ser deduzidos pelos portugueses.

O documento quer que os partidos alterem a lei durante a preparação do próximo Orçamento do Estado. Rita Rodrigues, relações públicas da revista, espera que a petição possa “alterar a situação”.

“Acreditamos que os consumidores vão aderir. Estamos na altura em que se prepara mais um ano letivo e, portanto, faz todo o sentido que se juntem a nós nesta carta aberta para sensibilizar todos os grupos parlamentares em adotarem uma alteração que permita de facto que todas as despesas sejam deduzíveis em sede de IRS”, explica.

Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, em Portugal existem mais de dois milhões de estudantes em todos os níveis de ensino - cada um gasta cerca de 300 euros em material obrigatório, que não inclui manuais.

“É certo que calculadoras, dicionários ou computadores não se compram todos os anos, mas a despesa com material básico está longe de ser modesta, chegando aos 200 euros”, lê-se no site.

Para a Deco, a diferenciação por via da taxa de IVA cobrada não pode continuar a constituir-se como “barreira à consagração de uma verdadeira justiça social”, pelo que pede ao parlamento que, ou acabe com a limitação às deduções apenas a material com IVA a 6%, ou baixe o IVA de todo o material escolar para a taxa mínima, garantindo que todas as despesas podem ser deduzidas.

A associação acrescenta ainda que, sem alteração da lei, apenas continuará a ser possível a dedução dos valores gastos em livros escolares, taxas de inscrição e propinas, escolas de línguas, música, dança e teatro, explicações e amas.

Pais lamentam falta de vontade política

Ouvido pela Renascença, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) assegura que os governantes sabem que é necessário reduzir o IVA no material escolar e lamenta que não tenha existido até agora vontade política.

“Os governantes sabem que nós temos razão. Depois as opções políticas que tomam e as decisões que vão tomando acerca daquilo que é o Orçamento do Estado não têm sido completamente nesse sentido”, diz Jorge Ascenção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+