Tempo
|
A+ / A-

Teste ou certificado Covid? Veja aqui as regras para ir a restaurantes ou de férias

09 jul, 2021 - 09:50 • Miguel Coelho

Do Conselho de Ministros de quinta-feira saíram várias novidades no que se refere à hotelaria e à restauração. Hotelaria e restauração já reagiram. “O que poderia ser uma boa notícia poderá virar um pesadelo”.

A+ / A-

Veja também:


Nos concelhos em situação de risco elevado e muito elevado – e já são 60, mais 15 do que na semana passada – vai ser exigido um teste negativo ou o certificado digital para entrar nos restaurantes à sexta-feira à noite, no fim de semana e nos feriados.

A medida aplica-se, contudo, apenas para acesso ao interior dos estabelecimentos. Na esplanada não é necessário. Em contrapartida, os restaurantes podem funcionar até às 22h30, tal como nos dias de semana.

Esta medida entra em vigor no sábado. Para o jantar desta sexta-feira, ainda não é preciso qualquer comprovativo.

E nos hotéis também é exigido teste?

Sim, mas aí a exigência de apresentar teste negativo ou certificado digital de vacinação completa é para todo o continente sem exceção e não apenas para os concelhos em situação de risco.

Servem todos os tipos de teste?

Sim. Tanto para a restauração como para a hotelaria pode ser apresentado:

  • um teste PCR, realizado até 72 horas antes;
  • um teste de antigénio (os chamados testes rápidos) realizado nas últimas 48 horas
  • um autoteste.

No caso dos autotestes, há duas modalidades: ou é feito nas 24 horas anteriores na presença de um profissional de saúde ou de farmácia que o certifique ou é feito na hora, na presença dos responsáveis por estes espaços.

Isso não provoca uma grande confusão?

É justamente isso que acha o presidente da Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR (Promover e Inovar a Restauração Nacional). Daniel Serra diz que há muitas questões em aberto, muitas possibilidades de erro e uma grande responsabilidade para o setor.

“Vai haver aqui muita confusão. O facto de os clientes que vão para as esplanadas não serem obrigados a ter essa restrição, mas de repente querem ir à casa de banho e ficam dentro do estabelecimento. Quem controla? Vai haver uma série de questões que não sabemos, mas o que prevemos é que vai ser uma dificuldade extrema. O que poderia ser uma boa notícia poderá virar um pesadelo”, conclui.

Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, também tem dúvidas sobre a medida e critica a “transferência para os hotéis e para os empreendimentos a responsabilidade pelo controlo da pandemia”.

É uma medida, diz, que “não tinha qualquer necessidade de ser tomada”.

Multas previstas para todos

As multas para quem não cumprir as medidas vão dos 100 aos 500 euros para os clientes e podem chegar aos 10 mil euros para os donos dos estabelecimentos.

O recolher obrigatório mantém-se à noite?

Sim, essa é uma medida que continua em vigor, agora alargada aos 60 concelhos com maior risco. As pessoas devem ficar em casa entre as 23h00 e as 5h00.

Restrições de circulação acabam na AML

Uma vez que a variante Delta da Covid-19 já está por todo o país, a partir de sábado acabam as restrições de circulação aplicadas à Área Metropolitana de Lisboa, que estavam em vigor aos fins de semana e feriados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Martins
    09 jul, 2021 Palmela 11:40
    Boa tarde vou levar a segunda dose dia 15 e a 19 vou de férias não vou conseguir o certificado como é, o cartão em como estou vacinado serve ?

Destaques V+