Tempo
|
A+ / A-

“Tudo está em aberto". Sindicatos admitem greve contra despedimento coletivo na Altice

23 jun, 2021 - 15:38 • Sandra Afonso , com redação

À Renascença, Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice em Portugal (STPT), diz que o inédito despedimento coletivo foi contestado e “repudiado”, por unanimidade.

A+ / A-

Os sindicatos questionam as justificações para despedimento coletivo de quase 300 trabalhadores na empresa de telecomunicações Altice Portugal e admitem avançar com formas de luta, que podem passar pela greve.

Seis das estruturas mais representativas dos trabalhadores das empresas estiveram reunidas esta quarta-feira para discutir a decisão da empresa, anunciada ontem.

À Renascença, Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Altice em Portugal (STPT), diz que o inédito despedimento coletivo foi contestado e “repudiado”, por unanimidade.

“Não aceitamos de forma nenhuma a argumentação que sustenta essa decisão. Pomos em causa que esteja, em princípio, como base desta decisão as discordâncias que a administração da Altice tem com o regulador, com a Autoridade das Condições do Trabalho e com o Governo”, sublinha o sindicalista.

Jorge Félix diz que o processo de despedimento coletivo é “uma bola de neve, acontecendo uma vez, pode acontecer outra”.


Nestas declarações à Renascença, o presidente do STPT garante que os sindicatos vão fazer tudo para evitar estes despedimentos e, para já, está tudo em cima da mesa, incluindo o recurso à greve.

“Tudo está em aberto. Há cerca de 30 anos que, sempre que houve necessidade de saída de trabalhadores, nunca foi utilizado o despedimento coletivo. Houve também um compromisso, desde o início, da parte da Altice que toda e qualquer situação do ponto de vista organizacional ou de redução de trabalhadores seria consensualizada com os trabalhadores. Não é nada disso que está a ser cumprido, de forma unilateral, agressiva, argumentando situações de caráter político”, critica Jorge Félix.

O presidente do STPT diz ainda que os trabalhadores estão a ser usados num braço de ferro entre a Altice e o Governo, e admite pedir a intervenção da tutela.

Ao que a Renascença apurou, na reunião de terça-feira com os sindicatos, a Altice já avisou que, mesmo com este despedimento coletivo, ainda ficam na empresa entre 800 a 900 funcionários considerados dispensáveis.

Os sindicatos marcaram uma concentração para esta sexta feira, junto à sede da empresa, em Lisboa, onde prometem detalhar as ações de luta que vão desenvolver.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+