Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Economia verde

Privados têm de investir o mesmo que Bruxelas na economia verde

25 mai, 2021 - 20:00 • Sandra Afonso

Pedro Siza Vieira diz que há dinheiro disponível para alavancar investimentos, mas que não pode ser apenas o setor público a contribuir para melhorar o ambiente.

A+ / A-

O setor privado tem de investir o mesmo que Bruxelas na economia verde, afirmou esta segunda-feira o ministro da Economia.

Pedro Siza Vieira reforça assim a mensagem do colega de Governo, o ministro das Finanças, na abertura da conferência digital “Financiamento Sustentável: Novos Desenvolvimentos”.

O ministro lembra que há muito dinheiro disponível para alavancar investimentos sustentáveis, mas não pode ser apenas o sector público a contribuir para um ambiente melhor.

“O orçamento anual da União Europeia terá fontes de financiamento significativas para isto. Mas só podemos atingir os nossos objetivos se conseguirmos duplicar estes fundos com financiamento privado”, afirma.

Em causa estão as metas ambientais, ambiciosas, que na próxima década vão exigir um grande esforço ao sector empresarial, avisa o ministro da Economia.

“O impacto nos modelos de negócio será significativo”, diz Siza Vieira, “mas novas oportunidades surgirão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+