Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Banca diz que possibilidade de moratórias serem prolongadas é "praticamente nenhuma"

20 abr, 2021 - 16:45 • Lusa

Presidente da Associação Portuguesa de Bancos sublinha que são muito baixas as situações de incumprimento devido ao fim das moratórias privadas.

A+ / A-

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Faria de Oliveira, afirmou hoje ser "muito escassa" a possibilidade de extensão das moratórias bancárias.

Faria de Oliveira adianta serem muito baixas as situações de incumprimento devido ao fim das moratórias privadas.

"Neste momento todas as indicações que temos é que não existe praticamente possibilidade nenhuma disso acontecer [extensão das moratórias ao abrigo das "guidelines" da Autoridade Bancária Europeia]", referiu Faria de Oliveira durante uma audição na comissão de Orçamento e Finanças, salientando que tal possibilidade é mesmo "muito escassa".


Esta audição à APB foi requerida pelo PS no âmbito da discussão na especialidade de um projeto do PCP que prevê o prolongamento por mais seis meses das moratórias e para a extensão do prazo para adesão à moratória pública até 30 de abril.

Faria de Oliveira disse ainda que as moratórias não "são o fim da linha" e que as informações que lhe chegam dos bancos é de um "impacto muito reduzido" desde que terminaram as primeiras moratórias, o que aconteceu em 31 de março, com cerca de 86 mil famílias a retomarem o pagamento dos seus créditos à habitação este mês de abril.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+