Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo "a trabalhar afincadamente" no prolongamento das moratórias nos setores mais afetados

12 mar, 2021 - 15:39 • Lusa

Em 24 de setembro, o Conselho de Ministros decidiu prolongar por seis meses, até 30 de setembro de 2021, o prazo das moratórias de crédito às famílias e empresas que terminava em 31 de março.

A+ / A-

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou esta sexta-feira que o Governo está “a trabalhar afincadamente” para estender a maturidade das moratórias bancárias dos setores e empresas cuja retoma de atividade será mais lenta.

“Relativamente às moratórias bancárias que terminam, no seu conjunto, no final de setembro, estamos a trabalhar afincadamente para podermos estender a maturidade relativamente aqueles setores e empresas que, em função das características da sua atividade, vão demorar mais tempo a recuperar”, disse o ministro na conferência de imprensa de apresentação das novas medidas de apoio ao emprego e às empresas decididas no Conselho de Ministros da passada quinta-feira.

Já relativamente à moratória da componente de juros destes créditos, cujo final está previsto já para 31 de março - “exceto no caso dos setores mais afetados, como o turismo, cultura e algum comércio, nos quais também se prolonga até setembro”, precisou - Siza Vieira pôs de parte a hipótese de prorrogação, mas desvalorizou o impacto do final da medida.

“Neste momento não existe possibilidade, dentro do enquadramento definido pela autoridade bancária europeia, para proceder a uma extensão dessa moratória de juros”, disse, acrescentando que, “de uma maneira geral, esta não é uma matéria de preocupação”.

Segundo explicou o ministro, em causa estão “os juros devidos por empréstimos contraídos antes da pandemia, por empresas que não estão nos setores mais afetados”, e cuja moratória teve a duração de seis meses, sendo que a informação transmitida pelo setor bancário “é que o valor destes juros, particularmente num contexto de taxas de juro tão reduzido, não é muito significativo”.

“De uma maneira geral, os bancos estão a dizer-nos que estão a trabalhar com os respetivos clientes para avaliar a sua situação e a sua capacidade de começar já a fazer face a juros. Estamos a falar de empresas industriais, de empresas de serviços e de algum comércio, mas, de uma maneira geral, esta não é uma matéria de preocupação”, sustentou.

Desde abril do ano passado que milhares de clientes não estão a pagar os créditos aos bancos, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos empréstimos, criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+