Tempo
|
A+ / A-

Crise pandémica

Covid-19. Dez mil empresas pediram apoio para pagar a renda

10 fev, 2021 - 12:58 • Manuela Pires

Ministro da Economia garante que o Governo vai estender, no tempo e na dimensão, os apoios às empresas e assegurar os apoios ao emprego pelo tempo que for necessário. Está ainda prevista a revisão do regime de moratórias bancárias.

A+ / A-

Em menos de uma semana, mais de 10 mil empresas pediram apoio para pagar as rendas. A informação foi avançada nesta quarta-feira de manhã pelo ministro da Economia, no Parlamento.

O Governo abriu as candidaturas no dia 4 de fevereiro “e, até esta altura, mais de 10 mil empresas já entregaram a candidatura a este programa para pagar as rendas”, referiu aos deputados da comissão parlamentar de Economia.

Pedro Siza Vieira não adiantou o valor que o Governo prevê gastar neste programa, mas diz que, inicialmente, estão previstos 300 milhões de euros – um valor que vai ser reajustado tendo em conta os pedidos de apoio para as rendas comerciais.

Os deputados questionaram ainda o ministro sobre outros apoios que o Governo lançou para apoiar a economia e em que medida estão a chegar efetivamente às empresas.

Pedro Siza revelou que o Programa Apoiar recebeu 49.010 candidaturas e 582 milhões de euros de apoios aprovados, dos quais 307 milhões já foram transferidos para as empresas. Esse programa tem 1.200 milhões de euros disponíveis, de acordo com o ministro, o que resulta da soma entre os 900 milhões de euros do Apoiar e os 300 milhões de euros para as rendas.

Perante as críticas do deputado Afonso Oliveira do PSD, Siza Vieira garantiu que este é um “programa de grande sucesso e inédito na simplicidade” e que o Governo está a cumprir com o que anunciou.

O ministro da Economia explicou ainda que “houve um crescimento muito grande das candidaturas à primeira fase do Apoiar para as micro e pequenas empresas” e essa primeira fase, relativa aos três primeiros trimestres de 2020, já foi encerrada.

No entanto, mantém-se aberto o programa Apoiar “para o quarto trimestre de 2021 e para os empresários em nome individual e as médias empresas”, referiu.

Nesta comissão parlamentar, Pedro Siza Vieira garantiu ainda que o Governo vai estender no tempo e na dimensão os apoios às empresas, assegurar os apoios ao emprego pelo tempo que for necessário e ainda a revisão do regime de moratórias e também medidas fiscais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+