Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit. A pandemia é “uma montanha-russa”, mas a Bolt continua a crescer a 30%

03 dez, 2020 - 15:05 • João Carlos Malta

Para as plataformas de transporte automóvel, os últimos meses trouxeram desafios enormes. Mas os resultados parecem animadores, e a Bolt parece ter descolado para mais um ano de crescimento. Na Europa, duplicou a quota de mercado.

A+ / A-

Abril foi um mês terrível para toda a economia, e com grande parte do mundo confinado também para as empresas de transporte de pessoas como a Bolt não havia clientes para servir. “Foram das piores semanas que este negócio já viveu”, disse o CEO da Bolt, Markus Villig, durante a intervenção na Web Summit 2020. Os proveitos caíram 85%. Mas rapidamente as plataformas se adaptaram aos novos tempos, e em setembro baterem recordes de faturação sem precedentes.

“Desde abril, tem sido fenomenal. Em setembro tivemos um recorde global, o negócio de entrega de comida cresceu muito e está a correr muito bem, com aumentos de 20 a 30% por mês”, concretiza Villig.

Markus diz que a empresa que lidera foi beneficiada por, desde o início, ter sido pensada para ser eficiente em termos de rentabilidade. “Isso foi muito importante durante a pandemia, o facto de sermos uma empresa muito eficiente ajudou-nos muito”, avança.

Neste período, a Bolt duplicou a sua percentagem da quota de mercado que detém na Europa. O mês de agosto e de setembro tiveram até crescimentos homólogos de 30%.

Um ponto fundamental na recuperação da Bolt foi o de ter conseguido retomar a confiança dos clientes. Isso foi alcançado através da adoção de estratégias de segurança sanitária. Este CEO garante que desde o início fizeram um esforço para conseguir melhorar a experiência dos motoristas e dos passageiros.

O uso de máscara primeiro, e depois o acrílico colocado nas viaturas para separar os clientes do condutor, foram passos fundamentais. O que se assistiu foi um crescimento de clientes a optar por carros que tinham essa separação.

“Tudo isto resultou muito bem e vemos os clientes a usar mais estes carros do que os outros. E quando os outros motoristas os começaram a aplicar, começaram a fazer mais dinheiro”, relatou.

Este empresário revela ainda que para a recuperação do negócio concorreu o facto de os passageiros preferirem esta forma de transporte a autocarros e metros, meios em que há sempre mais pessoas.

Outra modalidade que cresceu imenso foi o das bicicletas, e toda a área da micromobilidade, porque “as pessoas vão isoladas e não necessitam de cruzar com mais mais ninguém.”

Em relação à forma como a empresa se adaptou a uma nova lógica de funcionamento, Markus afirma que foi relativamente fácil uma vez que por estar presente em 40 países, muitos dos departamentos já estavam a habituadas a trabalhar de forma remota e com muitas reuniões virtuais.

Ainda assim, e apesar de terem dado opção de escolha aos funcionários, este CEO pensa que o trabalho voltará a ser presencial até porque, defende, é assim que é mais eficiente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+