A+ / A-

Novo Banco vai necessitar de mais dinheiro

14 jun, 2020 - 00:30 • Redação

A culpa é da deterioração da situação económica devido à pandemia, diz o presidente do banco.

A+ / A-

Por causa da Covid-19, o Novo Banco vai precisar de mais capital este ano. É o que avança o presidente António Ramalho, em entrevista a Jornal de Negócios e Antena 1.

A previsão, já entregue ao Fundo de Resolução, terá de ser revista em alta.

“Houve uma deterioração da situação económica e é previsível que nos vá levar a necessidades de capital ligeiramente suplementares em relação àquelas que existiam”, disse.

O gestor não quis avançar qualquer valor. “Tenho sido sempre cauteloso não antecipar qualquer número. Acontece basicamente que houve uma deterioração da situação económica e é previsível que, no nível de cenário que temos hoje, nos vá levar a necessidades de capital ligeiramente suplementares em relação às que existiam”, afirmou.

“O nosso objetivo fundamental é deixar o banco totalmente limpo no final de 2020. Gostaria de utilizar o menos capital necessário desde que tenha a certeza que o banco ficou nas melhores condições”, garantiu o presidente.

O Novo Banco já pediu ao Fundo de Resolução perto de 2,9 mil milhões de euros, de um total de 3,89 mil milhões que estão disponíveis.

Questionado sobre a contribuição adicional de solidariedade da banca para a Segurança Social, prevista no Orçamento suplementar, António Ramalho disse que esta taxa representa um “desgaste desnecessário” para o banco e o setor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ZE SANTOS
    15 jun, 2020 maia 17:49
    para fazer o que este parasitas faz ponham lá uma criança de 10 anos. Não faz pior. Este parasitismo mata mais que o covid
  • José J C Cruz Pinto
    14 jun, 2020 Ílhavo 16:52
    Isto é assim, mais ou menos, como uma quadrilha que viesse também "candidatar-se" (i.e. exigir) que o Estado a incluísse nos actuais pacotes de ajudas financeiras (a fundo perdido), para atenuar os efeitos da COVID-19. Aliás, não é isso mesmo? É ou não verrdade que todos os vulgares ladrões também foram vítimas do nosso "confinamento"?
  • Cada vez pior
    14 jun, 2020 Fechem o Banco 14:57
    Quando é que este assalto acaba? Tantas associações que há por aí, e ninguém entra com uma ação popular contra o governo para impedir esta sangria dos nossos impostos? Mas será que é preciso deitar o fogo a este estropício de banco, para acabar com isto !? Ou é preciso que haja mortes?
  • Fábio
    14 jun, 2020 Chaves 14:39
    Boa tarde, também estou a precisar de dinheiro. Onde me inscrevo?
  • Yuck!
    14 jun, 2020 BP 12:09
    Resolve-se com um novo congelamento de carreiras na Função Pública, acompanhado de um aumento de impostos e talvez o cancelamento dos subsídios de Natal e férias. É um bocado cedo para cortes salariais, isso tem de ser gota a gota para não saturar e eles se irem habituando.

Destaques V+