Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mário Centeno admite domínio do Estado na TAP

11 jun, 2020 - 22:11 • Cristina Nascimento

Ministro das Finanças está de saída de Governo. Sobre o futuro da economia do país, afasta cenário de austeridade.

A+ / A-

O ainda ministro das Finanças Mário Centeno admite que o Estado possa voltar a ter uma posição dominante na TAP. A consideração foi feita durante a entrevista do governante esta quinta-feira à noite à RTP.

O ministro demissionário admite essa hipótese “se o setor privado não acompanhar o esforço” financeiro que o Estado vai fazer na empresa.

Centeno falava a propósito do “empréstimo de emergência” que o Governo pretende fazer para auxiliar a companhia aérea, uma operação já autorizada por Bruxelas já autorizou.

“A situação de todo o setor da aviação no mundo inteiro é muito difícil”, disse Centeno naquela que terá sido a sua última entrevista como ministro de Estado e das Finanças.

Questionado sobre se, à semelhança de outras companhias aéreas, terão de ser feitos cortes na estrutura da TAP, Centeno lembrou que “há muitas incertezas sobre o futuro do setor” e considerou que “dificilmente” será evitado o cenário de cortes, mas deixou claro que a empresa tem de ter estrutura para corresponder à sua missão.

Repetir austeridade seria erro duplo

Mário Centeno falou ainda sobre o atual momento de crise económica provocado pela pandeia de Covid-19.

Perante as estimativas de aumento de desemprego e quebra da economia e um possível regresso da austeridade, Centeno afastou essa hipótese.

“Temos instrumentos que nos permite ter a expectativa que o trabalho possa ser concluído sem termos de recorrer a receitas que no passado já não funcionaram”, disse, acrescentando que tal "seria um erro duplo".

Centeno explicou que o momento atual é de grande incerteza e que nunca foi testado. "Em nenhum livro se explica como se fecha uma economia e como é que se reabre uma economia", disse.

"Vamos ter de ser todos muito focados e o esforço que vai ser exigido vai ser grande, mas também lhe digo que não é que Portugal não tenha sido chamado a esforço de dimensão até se calhar superior", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+