Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno disponível para continuar a ser Ministro das Finanças

05 set, 2019 - 08:00

Em entrevista ao "Jornal de Negócios", Mário centeno admite que “há espaço para aumentos salariais”, que serão iguais à inflação.

A+ / A-

Caso o PS vença as eleições, Mário Centeno admite estar disponível para continuar a ser Ministro das Finanças no próximo Governo.

Em entrevista ao "Jornal de “Negócios”, Centeno admite ficar: “Tenho como objetivo terminar o mandato como presidente do Eurogrupo [termina junho do próximo ano] se o resultado das eleições de 6 de outubro assim o permitir.”

Nesta entrevista, o ministro diz haver “espaço para aumentos salariais”, que serão iguais à inflação.

“Nas condições macroeconómicas que hoje enfrentamos, há espaço para aumentos salariais um pouco mais alargados do que aqueles que existiram no ano passado [só para salário muito baixos]”, justificou.

Reforçando que não é fácil “encontrar dinheiro na Administração Pública em Portugal”, Centeno avançou que o critério para os aumentos salariais é a taxa de inflação, que é um “indicador legítimo”.

Quanto aos impostos, o ministro confirma que, na próxima legislatura, haverá lugar à redução do IRS para aqueles rendimentos que menos beneficiaram com as alterações aos escalões.

Contudo, ao nível do IRC e do IVA, Centeno descarta a hipótese de proceder, também, a cortes. “Era preciso saber como é que se financia essa medida”, afirma

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+