Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal quer ser o novo Silicon Valley para empreendedores indianos

09 jan, 2017 - 10:38 • Susana Madureira Martins , a acompanhar a visita do primeiro-ministro à Índia

António Costa anunciou na Índia um programa para atrair universitários empreendedores que queiram fundar 'startups' ou que estejam ligados às tecnologias de informação.

A+ / A-

Os empreendedores indianos terão mais facilidades, a partir desta segunda-feira, de instalar as suas empresas em Portugal. A ideia é Portugal ser a nova Silicon Valley para os indianos que queiram fundar negócios tendo em vista a sua expansão para outros continentes.

O primeiro-ministro anunciou durante a visita oficial para a Índia que vai adoptar um programa de facilitação de vistos destinado a jovens locais, abrangendo universitários empreendedores em 'startups' ou em sectores ligados às tecnologias de informação.

António Costa desvendou esta medida num encontro de 'startups' (empresas em início de actividade) portuguesas e indianas no Instituto Tecnológico de Bangalore, no qual também discursaram o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akbar.

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, disse à Renascença que os jovens indianos dispõem destas facilidades de instalação em Londres (Reino Unido) e em Silicon Valley (Califórnia, Estados Unidos) e com este projecto Portugal possa ser uma opção.

“Queremos que os jovens indianos altamente qualificados em tecnologias possam aceder a Portugal como base para quando querem montar as suas empresas na Europa e ir para mercados como a América Latina, África ou a Europa. Queremos que escolham Portugal e não Londres ou Silicon Valley. Queremos que Portugal seja uma alternativa ”, explica João Vasconcelos que acrescenta que o processo de selecção está facilitado por o governo já ter creditado as universidades na Índia a que este projecto se destina.

Visa para empreendedores

No terceiro de seis dias de visita oficial - em que Costa já por duas vezes foi vestido com o traje de honra tradicional do Estado de Karnataka (turbante, colar de flores, capa e bengala) -, o líder do executivo português manifestou a intenção de dar continuidade à forte presença registada por jovens indianos de 'starpups' na última Web Summit em Lisboa.

"Estamos a preparar um 'starup' visa destinado a empreendedores indianos e a jovens quadros graduados na área das tecnologias de comunicação e informação. Tal facilitará a possibilidade de residirem e iniciarem negócios em Portugal", salientou António Costa.

A Índia, de acordo com estimativas de diversas instituições internacionais, é já o terceiro país mundial em termos de número de 'startups'.

Depois de assinado um memorando de entendimento entre a Startup Portugal e a Startup Índia, o primeiro-ministro deixou um apelo para que os jovens indianos tirem partido desta medida de facilitação de vistos a adoptar pelo Governo português. "Portugal tem uma longa tradição de tolerância e de abertura ao mundo, algo que tem sido reconhecido internacionalmente. A capacidade de interacção entre pessoas de diferentes origens, culturas e religiões faz parte do DNA de Portugal", sustentou o primeiro-ministro.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro referiu-se igualmente a medidas já em curso no país, como o programa "Startup' Portugal, destinado a jovens empreendedores.

"Penso que Portugal é o país ideal para vocês testarem as vossas inovações, eventualmente falharem e testarem de novo até serem bem sucedidos. Fui testemunha da atmosfera vibrante que se registou durante os dias de Web Summit em Lisboa - uma cidade que tem como lema construir pontes e não muros", apontou ainda António Costa.

Startup Portugal Índia

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Índia fez uma intervenção que mereceu longos aplausos de uma plateia sobretudo composta por jovens empreendedores.

"Este é o momento de anunciar a mais relevante startup do mundo: A startup entre Portugal e a Índia", disse Shri Ansari.

O membro do executivo indiano defendeu que não se está "perante um dicionário de palavras" sem consequências práticas e manifestou-se confiante que a parceria entre Portugal e a Índia "marcará as primeiras décadas do século XXI".

"O navegador português não sabe o que esperar, mas sabia que tinha de começar. No presente, se nós subestimamos sempre aquilo que podemos fazer num ano, então nem sequer conseguimos imaginar o que podermos fazer numa década", declarou, recebendo de novo palmas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Martins
    09 jan, 2017 LX 12:23
    "Silicon Valley para os indianos"??? "Startup Portugal Índia" - é de rir à gargalhada! Gentinha sem uma pontinha que seja de bom senso!... e logo com a Índia!
  • COSTA PANTOMINEIRO
    09 jan, 2017 Lx 11:57
    O maior vendedor da banha da cobra por terras indianas....Só verborreia a deste homem, sem qualquer projecto para Portugal mas apenas para si.

Destaques V+