A+ / A-

Taxa de desemprego aumenta para 12,4% no primeiro trimestre

11 mai, 2016 - 11:09

Esta taxa significa que a população desempregada é agora de 640,2 mil pessoas.

A+ / A-

A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2016 foi 12,4%. São dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com estes números, a taxa é superior em 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e inferior em 1,3 pontos percentuais ao trimestre homólogo de 2015.

Esta taxa significa que a população desempregada é agora de 640,2 mil pessoas.

Nestas estimativas trimestrais foi considerada a população com 15 e mais anos, não sendo os valores ajustados de sazonalidade.

A taxa de desemprego subiu 0,2 pontos percentuais para 12,4% no primeiro trimestre deste ano face ao anterior, ficando 1,3 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2015, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Analistas contactados pela agência Lusa tinham admitido como provável uma nova subida do desemprego no primeiro trimestre face ao trimestre anterior, em linha com uma ligeira desaceleração da actividade económica.

A maioria dos analistas ouvidos antecipavam uma subida para entre 12,4% e 12,6%, com a excepção do BBVA, que previa uma descida, para 12,1%.

A taxa de desemprego tinha já subido de 11,9% no terceiro trimestre para 12,2% no último trimestre do ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PORTUGUÊS
    11 mai, 2016 BELEM PARÁ BRASIL 23:07
    Começaram os resultados da GERINGONÇA, ainda está só no inicio. Eu não defendo partido nenhum, mas todo o sacrifício feito pelos portugueses no governo passado foi por água abaixo, o País começava a reagir, tanto é que o primeiro ministro foi reeleito nas urnas mas as manobras politicas fizeram com que essa turma se apodera-se do poder. A esquerda em qualquer lugar do mundo onde governa mostra uma total incompetência, é na URSS, CUBA, VENEZUELA, BRASIL etc, e em PORTUGAL não vai ser diferente! Este dado é só o primeiro, as exportações já caíram, a TA P já piorou. O que é que essa turma tinha que se meter na companhia aérea? -Apenas por uma vaidade do Antonio Costa! Infelizmente é a realidade. Gostaria muito de ver meu PAÍS numa melhor situação meus patrícios com uma melhor qualidade de vida . mas com essa turma não tenho esperança.
  • Fausto
    11 mai, 2016 Lisboa 19:31
    Este governo por mais que quizesse nunca conseguiria criar desemprego em 3 meses de governação e quando chegar o verão e o desemprego cair só espero que não façam como a pafalhada e venham dizer que é consequência da governação actual pois para reparar todos os estragos da bomba atomica que se abateu sobre portugal nos ultimos 4 anos vai ser preciso mais que uma legislação.
  • Jorge
    11 mai, 2016 Seixal 15:26
    Devem ter acabado algumas centenas de cursos de formação profissional no fim do ano 2015. Cursos inventados pelos pafiosos do psd/cds para diminuir a percentagem da taxa de desemprego e tapar os olhos aos seus seguidores.
  • Orabem!
    11 mai, 2016 dequalquerlado 14:59
    É incrível como esta gente, estes papagaios do psd/cds falam do desemprego. Como se o coelho tivesse sido o salvador dos desempregados. Foi sim um carrasco, um traidor aos trabalhadores, que lhes retirou direitos, apostando na precariedade para beneficiar patrões e empresários, muitos destes que metem os dinheiros em ofshores e exploram os trabalhos precários. E até despediu também, O que ele queria era fazer as vontades aos empresários sem escrúpulos e meter toda a função pública nas mãos dos privados, mas auxiliar as escolas privadas e por para a rua milhares de professores das escolas públicas, ou seja acabar com os direitos dos pobres para beneficiar os ricos. Um fascista para o seu povo e um lambe botas aos estrangeiros. O que houve foi serviço temporário com fartura e muita gente a emigrar, aliás foi até um dos conselhos dele. Isto não é defender o costa nem partidos, eu estou-me a marimbar, e até nem acredito em partidos, estão no pelouro mas é para se servirem a si., mas sejam sérios. Cambada de hipócritas.
  • Francisco
    11 mai, 2016 sabugal 13:56
    Calma que a procissão ainda agora começou ,é so esperar mais alguns meses depois a gente já vê a maneira que a geringonça deixa o pais mas para eles (geringonça ) está optimo.
  • ernesto castro
    11 mai, 2016 esmoriz 13:49
    Mas a geringonça disse para o emigrantes voltarem que ia haver trabalho para todos,afinal em que ficamos? (Espero que o lápis azul da rr não funcione neste comentário como nos meud ultimos) RR quem tr vê e quem te viu. Saudades da velha RR
  • Antonio
    11 mai, 2016 12:45
    Para a geringonça vai sempre haver uma desculpa....agora são os que voltaram de Angola
  • Carlos Costa
    11 mai, 2016 Santarem 12:38
    Mais uma grande obra da geringonça,com a colaboração dos comunas e do bloco de esterco,com o derrotado bo$ta à cabeça da quadrilha!!!!! ( Atenção ao lápis azul)
  • Eborense
    11 mai, 2016 Évora 12:13
    E quando a geringonça deixar o governo, estaremos certamente próximo ou mesmo nos 20%.
  • EA
    11 mai, 2016 LX 12:10
    Será que as políticas da geringonça afinal não fazem efeito? É que a taxa vinha a baixar progressivamente. Qual será a desculpa do "amigo" Costa?

Destaques V+