Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal revê em baixa as previsões de crescimento

30 mar, 2016 - 12:36 • Sandra Afonso

A economia deverá crescer apenas 1,5% este ano, segundo o gabinete de Carlos Costa.

A+ / A-

Mais pessimista, o regulador diz agora que a economia deverá crescer apenas 1,5% este ano, em linha com 2015. Um número que fica abaixo das estimativas anteriores do Banco de Portugal, que apontava para 1,7%, fica também aquém do governo, que espera que a economia cresça 1,8%.

Para 2017, o gabinete de Carlos Costa corrigiu a previsão de crescimento de 1,8 para 1,7%.

A queda do investimento das empresas é o que mais penaliza o crescimento. Só este ano, o regulador esperava que crescesse 4,1% mas admite agora uns modestos 0,7%.

O Banco de Portugal não alterou a previsão do consumo das famílias, mas diz que está influenciado pelas medidas inscritas no Orçamento do Estado.

As exportações e as importações também são corrigidas em baixa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Assunção Palma
    31 mar, 2016 Belas 00:13
    A economia deverá crescer 1.5% este ano? Cá estamos para ver... Eu não conto com isso, até apostava que vai retroceder 1,5% ou mais. Muito otimista esta o governador do banco de portugal
  • Eborense
    30 mar, 2016 Évora 18:29
    Não é verdade! Se o Dr. Costa diz que vamos crescer 2,1 % é 2,1 % e mais nada. Se o consumo está a aumentar o crescimento da economia será maior. Não é Dr. Costa?

Destaques V+