Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Antiga PT avança contra Bava, Granadeiro e Pacheco de Melo

25 jan, 2016 - 18:32

Pharol avança para a justiça. Em causa está o investimento na Rioforte, holding não financeira do Grupo Espírito Santo.

A+ / A-

Veja também:


A Pharol (antiga PT) anunciou esta segunda-feira que entrou com uma acção de responsabilidade contra os seus ex-administradores Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Luís Pacheco de Melo por "violação dos respectivos deveres legais e contratuais", nomeadamente devido ao investimento na Rioforte, holding não financeira do Grupo Espírito Santo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMMV), a empresa adianta que a acção deu entrada esta segunda-feira no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa e visa os três ex-administradores da PT SGPS, actual Pharol SGPS, pela "violação dos respectivos deveres legais e contratuais, nomeadamente o dever de submeter a aprovação prévia, pelo Conselho de Administração, a realização de aplicações em instrumentos de dívida emitidos por sociedades integrantes do Grupo Espírito Santo, bem como o dever de implementar um sistema de controlo interno adequado à existência de aplicações com tal natureza".

A Pharol adianta que a "violação dos referidos deveres foi causa de prejuízos diversos, sendo 54.900.000,00 euros já apurados em virtude de os montantes investidos, ao longo do tempo, não terem sido aplicados no normal desenvolvimento do objecto social da Pharol, bem como de demais prejuízos a liquidar em execução de sentença".

Assim, "o Conselho de Administração dá cumprimento à deliberação da assembleia-geral" da empresa, de 31 de Julho do ano passado, no prazo de seis meses legalmente previsto.

"Conforme anteriormente comunicado, não fica prejudicado o direito de a Pharol vir a responsabilizar outros administradores eleitos para o triénio 2012/2014 ou terceiros que, de alguma forma, tenham tido responsabilidade por danos causados à Pharol em consequência e/ou relacionados com investimentos em instrumentos de dívida emitidos por entidades integrantes do Grupo Espírito Santo", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    26 jan, 2016 vfxira 13:08
    Vamos esperar para ver se a " montanha não vai parir um rato".
  • zé toino
    26 jan, 2016 Jáli 10:10
    Zeinal, prémio em 2011 para "Melhor CEO da Europa" LOL

Destaques V+