Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chegada da selecção marcada para as 12h40

11 jul, 2016 - 11:05

Centenas de adeptos aguardam pela chegada dos campeões europeus. Por volta das 11h50, um avião da TAP aterrou em Lisboa, mas trazia os familiares dos jogadores.

A+ / A-

Estava prevista para as 12h15, depois correu a notícia de que tinha sido antecipada para as 11h50, mas a chegada da selecção portuguesa ao aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) deverá mesmo acontecer às 12h40.

Os campeões europeus de futebol seguem logo para o Palácio de Belém, para receber a Ordem de Mérito.

Mas a condecoração vai decorrer apenas dentro de alguns dias, dado que as medalhas, como explicou no domingo o Presidente da República, ainda não estão prontas, porque não se sabia ainda o grau a atribuir.

“Qualquer que fosse o resultado, já tinha decidido condecora-los com a Ordem de Mérito. Dependia apenas o grau. Agora é mais elevado: é de comendador e não de cavaleiro. O grau de comendador nunca foi dado porque tivemos sempre segundos lugares”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, depois da vitória de Portugal sobre a França.

Marcelo diz que vai ser uma grande festa e que já convidou “os líderes dos partidos e vão estar os representantes de todos os órgãos de soberania”.

Além disso, está convencido de que muitos portugueses irão acompanhar a chegada dos jogadores. “Teremos muitos portugueses por toda a Lisboa à espera da selecção, porque isto é um momento único”, afirmou.

No domingo, Portugal sagrou-se campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis, França.

Selecção passeia por Lisboa após encontro com Presidente

Eis o percurso, depois de saírem da Presidência:

· Av. da Índia

· Av. 24 de Julho

· Largo do Rato

· Praça do Marquês de Pombal

· Av. da Liberdade

· Rossio

· Praça da Figueira

· Av. Almirante Reis

· Alameda


[Notícia actualizada às 12h10]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Parabéns
    11 jul, 2016 Lis 12:25
    À seleção mas também parabéns aos atletas que ganharam as medalhas de ouro e bronze e honrosos lugares no atletismo, que infelizmente são esquecidos na euforia dos futebóis e são tão portugueses como os futebolistas. Podem não "dar" tantos milhões, mas isso não implica que não devam ser também homenageados como patriotas e desportistas. Os franceses foram ontem criticados e bem, pelos media por não terem colorido de imediato, a Torre Eiffel com as cores de Portugal, mas o esquecimento e "desprezo" que os nossos media fazem com alguns desportistas, também devem merecer, identicas criticas, ainda com maior razão, porque são media portugueses! A hipocrisia prevalece?!...

Destaques V+