Bastou uma curta sessão de pouco mais de dez minutos para fazer aquela que viria a ser uma das mais icónicas fotos da cultura pop do século XX. “Abbey Road”, o 11º álbum da banda, foi gravado em Londres, na rua com o mesmo nome, onde se situam os famosos estúdios de onde saíram alguns dos melhores discos dos últimos 50 anos.

Na manhã de 8 de Agosto de 1969, George Martin (o suspeito do costume) desafiou os quatro de Liverpool a saírem do estúdio para atravessarem juntos a passadeira de Abbey Road. Meia dúzia de fotos depois, o mais popular Beatle, sem o ser, comunicou à banda que estava encontrada a capa de “Abbey Road” – um dos melhores discos dos Beatles e o último que a banda gravou.

A mítica foto de Iain MacMillan foi feita a 8 de Agosto de 1969 e sobre ela já de disse e escreveu quase tudo – desde o revelador passo desalinhado de Paul McCartney, passando pelas respectivas roupas de cada um dos quatro músicos, que sugeriam estados de espírito antagonistas, até ao turista norte-americano (afinal, nada acidental) que também por ali aparece.

Com mais ou menos veracidade, é infinito o número de teorias da conspiração ou da imaginação à volta da icónica foto. Uma coisa é verdade: a sessão fotográfica de Abbey Road, foi feita a 8 de Agosto de 1969, já lá vão 48 anos. O resto é história e música da boa.

[artigo corrigido - foto foi tirada há 48 anos e não 45]