"O pior dos crimes é produzir vinho mau, engarrafá-lo e servi-lo aos amigos" a frase é do escritor Aquilino Ribeiro e serve de mote à conversa que marca o arranque do primeiro festival Tinto no Branco que decorre até 6 de Dezembro em Viseu. Aquilino é de resto o patrono deste evento que terá como palco o Solar do Dão.

Para estes três dias de festival estão convidados escritores como Bruno Vieira Amaral, que venceu recentemente o Prémio José Saramago, Francisco José Viegas, Pedro Almeida Vieira, Rui Cardoso Martins, Patrícia Reis ou Miguel Real.

Além de conversas que terão sempre como ponto de partida frases da autoria do escritor Aquilino Ribeiro, haverá também, por exemplo, visitas guiadas por escritores. A escritora Deana Barroqueiro irá passear por Viseu no domingo, dia 6 de Dezembro, em busca das "história e estórias" da cidade capital do único distrito do país que não faz fronteira com o mar ou com Espanha. Também Miguel Real, escritor e crítico literário fará uma visita idêntica por Viseu no sábado às 11h00.

Para os mais novos, a organização do festival a cargo da autarquia e com produção executiva da Booktailors programou um ateliê de ilustração dado por Paulo Galindro, ilustrador de livros como Tubarão na Banheira de David Machado. Mas porque se trata de um festival de cariz literário há também oportunidade para ouvir os escritores.

Esta sexta às 21h30 será a vez de Francisco José Viegas, o espanhol José Manuel Fajardo e Manuel Carvalho. No sábado passam por Viseu a partir das 17h00 autores como Paulo Moreiras, que falará dos contos e lendas em torno do vinho; Alberto Santos, Manuel da Silva Ramos e João Luís Oliva que darão corpo a uma conversa em torno do mote de Aquilino: "Se regionalista é ter descrito outra coisa que não Lisboa, não reclamo melhor diploma". Fernando Dacosta e Patrícia Reis falarão sábado à noite sobre outra das frases de Aquilino Ribeiro: "só as ânsias valem porque os triunfos esses, acabam em bocejos". Mais tarde pelas 22h30 os escritores Rui Cardoso Martins e Valério Romão irão conversas sobre a inspiração e transpiração da arte literária.

No Solar do Dão haverá ainda espaço para ouvir o chef Hélio Loureiro, autor de "O cozinheiro do Rei Dom João IV" falar sobre o que comiam os reis numa conferência que tem como título "A ínclita refeição".

Domingo, Viseu assiste à conversa entre os escritores Deana Barroqueiro e Pedro Almeida Vieira em torno dos mitos locais e nacionais. Depois, a terminar a tarde pelas 17h00, Bruno Vieira Amaral e a cubana Karla Suárez irão conversar a partir da frase de Aquilino Ribeiro: "Em verdade o Português nunca aprendeu outra coisa que não fosse rezar".

A primeira edição do Tinto no Branco conta ainda com momentos musicais e sessões de DJ. Em cartaz está, por exemplo, uma sessão com o musico Carlos Alberto Moniz que promete desmontar uma canção e mostrar que peças têm ela por dentro. A Renascença acompanha o Festival Tinto no Branco a convite da organização e emitirá esta sexta-feira o programa Ensaio Geral a partir de Viseu. Os escritores Paulo Moreiras e Manuel Carvalho são os convidados para a conversa, que poderá ouvir a partir das 23h30.