O novo bispo de Angra, D. Armando Domingues, diz que as prioridades da diocese são as mesmas que a do povo dos Açores.

Na sua primeiro homilía, durante a Missa de Entrada Solene, este domingo, em Angra do Heroísmo, D. Armando Domingues começou por enumerar os desafios da "pobreza, cultura e formação, vocações, comunhão e da participação de todos", mas depois referiu três prioridades que já estão na agenda da diocese.

Primeiro, "o acolhimento e a valorização das pessoas", realçando que na Igreja "não há desconhecidos, há irmãos".

"É natural querer conhecer-vos e dar-me a conhecer, pois esta é a base da evangelização e de qualquer progresso: sem relação não se avança", referiu.

O novo bispo de Angra também realçou o Sínodo de 2023/24 "que aqui já fez caminho".

Recordando a frase do Papa Francisco, em que diz que o Sínodo "não é para produzir documentos, mas para suscitir sonhos", D. Armando Domingues pede uma vida da Igreja mais participativa, "menos clerical e mais capaz de compreender e dialogar com as novas culturas".

Por fim, D. Armando Domingues apontou para "os jovens e a Jornada Mundial da Juventude".

"Ela será uma oportunidade para um exercício prático do diálogo entre a Igreja e a sociedade civil. A Jornada Mundial da Juventude é de todos, é de um país que vai acolher a maior manifestação mundial de juventude depois do início da Covid-19. Teremos jovens de todo o mundo em casa. Nenhum jovem açoriano deverá ficar de fora", enalteceu.

Na conclusão da sua homilía, o novo Bispo de Angra pediu a todos "para fazer seu o sonho do Papa Francisco para a Igreja".

"Começaremos em breve a preparar a celebração dos 500 anos da nossa Diocese. Que Igreja queremos daqui a 10 anos? O Papa sonha uma Igreja Povo de Deus a caminho, missionária porque toda ela em saída, que não se desgaste a falar para dentro, a preocupar-se apenas e sempre com os mesmos, mas fale para fora, até aos afastados e descrentes, e diga apenas o Evangelho. Sonhemos juntos para esta nossa diocese a Igreja da Esperança, capaz de galvanizar a todos", apelou.

Tópicos