Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta quarta-feira que a peregrinação de 13 de outubro terá fieis no recinto do Santuário de Fátima. "Irá permitir a existência de peregrinos no recinto, cumprindo regras de segurança", afirmou

A responsável remeteu ainda para uma comunicação que será feita durante esta tarde. "Hoje durante o dia será publicado pelo próprio Santuário o parecer que foi dado pelas autoridades de saúde", anunciou.

O Santuário divulgou, entretanto, o plano para a peregrinação de outubro, que vai poder contar com cerca de seis mil pessoas no recinto.

Freitas salientou ainda que "desde o minuto em que tívemos conhecimento do plano de contingência pelo Santuário, até à primeira reunião mediaram horas, foi de um dia para o outro". explicou, qualificando o trabalho de profícuo.

NÚMERO DE CASOS DIÁRIOS DE COVID-19

A peregrinação de 12 e 13 de outubro será presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, o santuário lembra que “para esta esta última grande peregrinação do ano” tinha convidado o arcebispo metropolita do Panamá, D. José Domingo Ulloa, que no entanto “não pode marcar presença na Cova da Iria devido à conjuntura mundial”.

A peregrinação internacional aniversária de outubro celebra a sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917, na qual “anunciou aos videntes o fim da guerra, deixou apelos à conversão, à reparação e à oração do Rosário”, recorda ainda o comunicado.

O plano do Santuário de Fátima para o próximo 12 e 13 de outubro foi entregue há uma semana à Direção-Geral da Saúde, para apreciação, sem que tenham sido divulgados pormenores. Os responsáveis do Santuário só irão pronunciar-se depois de conhecido o parecer da autoridade de saúde, que ainda não foi comunicado oficialmente.

A recente peregrinação de 12 e 13 setembro, que coincidiu com um fim de semana, registou uma afluência que não era esperada, face à que tinha sido a experiência dos últimos meses em Fátima, o que obrigou o Santuário a fechar as entradas no recinto, por ter atingido a lotação de segurança prevista no seu plano de contingência. Foi a primeira vez que tal aconteceu durante o período de desconfinamento, confirmou na altura Carmo Rodeia, a porta-voz do Santuário.

Portugal regista mais 825 casos e oito mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira. Não havia tantos doentes internados desde 16 de maio.

Desde a chegada da pandemia, o país soma um total de 1.971 óbitos e 75.542 casos confirmados do novo coronavírus.

Há 666 doentes internados com Covid-19 nos hospitais portugueses, mais cinco em comparação com o dia anterior. Em cuidados intensivos estão 105 pessoas, mais seis em 24 horas.

Portugal tem nesta altura 25.041 casos ativos, um aumento de 480 em relação ao último balanço da DGS.

[notícia atualizada às 18h19]