Veja também:


O bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha Henriques, exorta os fiéis "a deixar a sua marca cristã própria", nestes "duros tempos de prova" em que todos se sentem "irmanados no combate" à pandemia do novo coronavírus.

Na homilia da eucaristia a que presidiu, esta sexta-feira, na Capela dos Estúdios da Renascença em Lisboa, o Bispo pediu para que "se cresça no amor a Deus e ao nosso semelhante", que nesta hora ganha rosto e concretizações muito reais de proximidade:

"Nestes duros tempos de prova, em que nos sentimos todos irmanados no combate contra esta pandemia, deixemos a nossa marca cristã própria. Crescendo assim neste amor a Deus e ao nosso semelhante, que nesta hora ganha rosto e concretizações tão reais de proximidade."

D. Daniel Batalha Henriques lembrou, ainda, o desafio dos cristãos.

O bispo auxiliar de Lisboa sustenta que os fiéis têm de ter presente os dois mandamentos essenciais: amar a Deus e ao próximo.

"O desafio cristão é mantê-los unidos e bem articulados, sem cair numa dupla tentação, de nos refugiarmos numa relação íntima com Deus ignorando quem está ao nosso lado. Recordemos a parábola do bom samaritano, quando o escriba lhe pergunta: quem é o meu próximo? Mas igualmente de nos centrarmos num activismo social e humanitário, considerando que isto é suficiente para ser uma vida cristã completa", afirmou.