A Santa Sé anunciou esta terça-feira a nomeação do novo responsável pela força policial do Vaticano.

Gianluca Gauzzi Broccoletti, de 45 anos, substitui no cargo Domenico Giani, que apresentou a sua demissão no seguimento de uma polémica relacionada com uma investigação levada a cabo na Secretaria de Estado do Vaticano.

Depois dessa investigação, a cargo da Gendarmeria, como é conhecida a polícia do Vaticano, Giani fez circular uma nota a identificar algumas personalidades da cúria que estavam impedidas de aceder à Secretaria de Estado. A nota era apenas para consumo interno das forças policiais e Guarda Suíça, mas acabou por chegar à imprensa.

Apesar de deixar claro que Giani não era diretamente responsável, o Vaticano aceitou à mesma a sua demissão, apresentada pelo facto de a indiscrição se ter passado durante a sua vigência e de não ter conseguido descobrir o culpado.

O novo diretor era, até esta terça-feira, o vice de Giani e tem por isso vasta experiência na Gendarmeria. Já acompanhou o Papa em diversas visitas apostólicas e representou a direção dos Serviços de Segurança e de Proteção Civil do Vaticano em reuniões de alto nível.