“Ai das dioceses se os padres se reformassem aos 75 anos”, alerta o bispo de Viseu. D. Ilídio Leandro prevê ter daqui a oito anos menos de metade dos sacerdotes que tem actualmente.

Dia 25 de Junho vão ser ordenados três sacerdotes na diocese de Viseu, mas nos próximos três anos não haverá mais nenhuma ordenação. “Estamos a começar a sentir a falta de sacerdotes. Olhando para o anuário com os nomes e as idades dos padres que temos e olhando para o número de paróquias, nos dez anos a seguir ao Sínodo e já vamos no segundo, a diocese vai mudar completamente de fisionomia”, admitiu.

No futuro, “a eucaristia será celebrada nos lugares prioritários de concentração de pessoas ou de proximidade para as pessoas se deslocarem”.

Com 114 padres no momento, a maioria perto da reforma, D. Ilídio Leandro teme que dentro de oito anos sejam apenas metade. “Ai de mim e ai de os bispos se os padres se reformassem aos 65 ou aos 75 anos. Nós, os bispos, temos direito à reforma aos 75 anos, mas ai das dioceses se os padres também deixassem aos 75 anos. Olhando para o anuário prevejo que dentro de 8 anos não tenhamos mais que 50 párocos”, alertou durante o encontro que realiza anualmente com os jornalistas.

A média de idades dos sacerdotes em Viseu é de 66 anos.

D. Ilídio Leandro considera que Viseu é a segunda diocese melhor posicionada em número de párocos em proporção ao número de paróquias, logo a seguir à de Lamego.