Há uma diminuição da liberdade religiosa no mundo, revela um relatório da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O documento, "A Liberdade Religiosa no Mundo”, analisou 196 países entre Junho de 2014 e Junho deste ano. Verificou-se que “em 11 dos países onde há das piores infracções, houve mesmo um retrocesso”, admite a directora do secretariado nacional da AIS.

Catarina Martins, da Fundação AIS Portugal, indica ainda que “a comunidade cristã continua a ser a mais perseguida”. "Nós temos países como o Iraque e como a Síria que poderá mesmo desaparecer o cristianismo nos próximos anos. E isto tendo em conta tudo o que está a acontecer, estes fenómenos de hiper-extremismo que estamos a ver, em que há um claro objectivo de eliminar todas as minorias, todas as religiões que não a predominante no Estado”, afirma.

Esta responsável diz que não são só os cristãos que podem deixar de existir em alguns países do Médio Oriente, como também outras minorias, como é o caso dos yazidis e os drusos.

Há ainda países como a Coreia do Norte, Eritreia, China, Paquistão, Irão, Arábia Saudita que impõem restrições religiosas com graves consequências para quem as violar. “O que nós temos assistido é inquéritos, é perseguições , é prisão, é torturas a toda a família e não apenas a uma pessoa”, denuncia Catarina Martins.

"Vivemos no paraíso”, resume, comentando a situação em Portugal. Catarina Martins aproveita para destacar dois pontos positivos: “A criação em 2015 no Parlamento português de um grupo de defesa dos cristãos perseguidos no mundo, com o objectivo de fazer alguma pressão sobre os outros deputados do parlamento e também influenciar algumas decisões no Parlamento Europeu através dos nossos eurodeputados. E depois também, como sendo um dos poucos parlamentos no mundo que também assinou e declarou por unanimidade este genocídio que está a acontecer no Médio Oriente relativamente às minorias yazidis, cristãos e drusos”.

O relatório “A Liberdade Religiosa no Mundo”, que é apresentado esta terça-feira em Roma, será divulgado em Portugal na próxima quinta-feira, dia 17, às 16h00 na Sociedade de Geografia em Lisboa, contando com a presença do arcebispo caldeu de Erbil, D. Bashar Warda.

Nos dias seguintes, o arcebispo iraquiano vai estar presente em várias vigílias de oração e transmitir o seu testemunho sobre a situação dos cristãos no seu país.

No dia 18 vai estar na Igreja das Taipas, no Porto; a 19, estará na Igreja de São António do Estoril; e a 20 deste mês vai dar o seu testemunho no Santuário de Cristo Rei, em Almada. Em todas estas intervenções D. Bashar Warda estará acompanhado pela irmã Guadalupe, missionária na Síria.