Veja também:


No santuário de Fátima reza-se esta quinta-feira pelo cuidado pela Criação – um desafio lançado pelo Papa Francisco na sequência da encíclica “Laudato Si” e que visa oferecer aos fiéis e às comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protectores da criação.

Sendo o santuário um local de oração, não faria sentido que fosse de outra forma, considera o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

“Aquilo que vamos propor aos peregrinos é que, em todas as cerimónias oficiais do santuário, nomeadamente na celebração da missa, esteja essa intenção particularmente presente”, avança.

Nos outros momentos oficiais, como a recitação do Rosário, pede-se que “seja também sempre invocada esta intenção”.

Pretende-se, assim, “sensibilizar pela oração esta atenção para o cuidar da criação que, para nós cristãos, tem também sempre uma motivação espiritual”, acrescenta o padre Carlos Cabecinhas.

A ecologia para o cristão “tem uma motivação espiritual já que a nossa fé convida-nos a olhar o que existe com os olhos renovados e com um cuidado particular que é o cuidado a que o Papa nos chamou, sobretudo na Encíclica Laudato Si”.

Esta intenção vai estar presente em todos os momentos de oração, não só neste dia mas até domingo, no santuário de Fátima.

Esta quinta-feira, o Papa Francisco preside à celebração pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Católicos, protestantes e ortodoxos assinalam o dia numa iniciativa que pretende lembrar a necessidade de se proteger a natureza e o ambiente como forma de preservar a vida.