Morreu ontem, terça-feira, o frei Luís de França, um dos fundadores da organização Oikos – Cooperação e Desenvolvimento.

Luís de França era frade dominicano e serviu vários anos em missão em África, nomeadamente em Angola.

Na Oikos assumiu a direcção das estratégias e programas de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, entre 1988 e 1998, ano em que foi nomeado Presidente do Conselho Directivo.

A actual direcção da Oikos emitiu um comunicado em que presta homenagem ao seu fundador.

“É com um misto de pesar, consternação e profunda admiração e estima pessoal que vos comunico que o Prof. Luís de França faleceu ontem em Lisboa. Com ele tive o privilégio de colaborar nos órgãos sociais da Oikos, e em muitas iniciativas de cidadania, em prol de um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para todos os povos do mundo”, lê-se.

“Para além da estreita ligação à Oikos, o Prof. Luís de França teve uma ampla presença cívica na sociedade portuguesa, permitindo-me destacar o papel que desempenhou no diálogo inter-religioso, numa antecipação e prevenção face aos tempos de conflitualidade cultural que já se antecipavam na Europa e no Mundo. Estou certo que muito contribuiu para a forma positiva como na Sociedade Portuguesa encaramos a diversidade cultural, o ecumenismo a o acolhimento aos imigrantes”, refere ainda o presidente da organização, João José Fernandes.